Imagem Coriolano defende intervenção em operadoras de telefonia celular

Coriolano defende intervenção em operadoras de telefonia celular

29/05/2013 11:00:00

O vereador Coriolano Moraes (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (29) a realização de audiência pública que discutiu a má-prestação de serviços pelas operadoras de telefonia celular. Segundo ele, ficou constatado, com a presença de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Procon, além de segmentos organizados da comunidade, que os serviços são “vergonhosos” e há real necessidade de uma intervenção para assegurar a melhoria dos mesmos.

O parlamentar mostrou que o IBGE já identificou significativo crescimento de usuários entre 2005 e 2009, mas, contraditoriamente, o Brasil tem a segunda tarifa mais cara do mundo, ficando atrás apenas da África do Sul. Países como mesmo índice de crescimento do Brasil, no entanto, têm “infinitamente” mais baratas, com uma média de 10 centavos por ligação.

“A Câmara demonstra seu compromisso com os interesses da população”, afirmou o parlamentar, lembrando que está agendada para a próxima terça-feira (4), na sede do Procon, reunião com os vereadores, o Ministério Público e a Defensoria Pública para elaboração de manifesto para que todas os consumidores registrem suas queixas por duas semanas, o que dará subsídio para o ingresso de queixa coletiva na Agência Nacional de Telecomunicacões/Anatel, exigindo prazo para investimento em melhoria dos serviços de telefonia “na mesma proporção de seus lucros”, destacando que a “a ausência de operadoras na audiência pública demonstra desrespeito à comunidade”.

Maio 2024