Imagem Arte e cultura marcam abertura oficial do Memorial Câmara

Arte e cultura marcam abertura oficial do Memorial Câmara

15/12/2014 23:30:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou à comunidade na noite desta segunda-feira (15) o Memorial Câmara. O espaço foi restaurado com a finalidade de preservar o casarão histórico, que se tornará palco de exposições artísticas, eventos culturais e terá exibição de filmes, através de convênios e parcerias com entidades ligadas à cultura.

Durante a inauguração, que contou com intervenções culturais, apresentações musicais e poesias, estiveram presentes autoridades políticas, civis, representantes da sociedade civil e artistas conquistenses de diversos segmentos.

O prédio onde funciona atualmente a Câmara Municipal, um dos últimos monumentos históricos da cidade, pertenceu ao comerciante e pecuarista Maneca Santos. Foi construído em 1912 pelo mestre de obras Luiz Alexandrino de Melo, também conhecido como Luiz Pedreiro, natural de Salvador. Em 1960, o Município adquiriu o edifício dos herdeiros de Maneca Santos e o restaurou para servir de sede à Câmara de Vereadores.

Um dos idealizadores do projeto, o presidente do Legislativo, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou que a decisão da Câmara de restaurar o casarão é motivo de orgulho e expectativa. “É essencial para esta Casa ter esse espaço centenário, que vai ser aberto à população conquistense, incentivando cada vez mais o cenário cultural de Conquista. Não podíamos deixar um espaço tão importante como este sem ser utilizado. Queremos aproximar e trazer crianças, jovens e idosos para utilizá-lo, fazendo um pacto de cultura com Vitória da Conquista, preservando e ajudando a construir um legado para as próximas gerações”.

O presidente Fernando Vasconcelos ainda explicou que a Câmara de Vitória da Conquista tomou a responsabilidade de construir um espaço reservado a atividades culturais por entender a necessidade de valorização, preservação e manutenção da memória do município. “Entendemos que o nosso papel enquanto instituição é fomentar a cidadania e o bem-estar coletivo, por isso, pensamos nessa restauração tão importante, que trará benefícios para a cidade como um todo. Estamos muito felizes, porque esse espaço é de todos os conquistenses”.

O vice-prefeito Joás Meira, parabenizou o Legislativo pela iniciativa da restauração. Segundo ele, preservar a memória é fundamental para a história de todos os povos. “A história se escreve a cada momento. Quando ouvimos aqui a leitura da ata de uma das primeiras sessões que o Legislativo realizou, ficamos a pensar no que dirão de nós no futuro. Por isso, temos que agir pautados na consciência e dignidade. O que vão escrever a nosso respeito? Cada um de nós deve pensar o que vamos deixar como legado para esse município. Parabéns à Câmara de Conquista pela iniciativa, porque um povo que tem memória não se esquece da importância do passado”.

A vice-presidente da Casa da Cultura, Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar exaltou a relevância do Memorial Câmara. “Sabemos da importância da restauração desse espaço, que foi encabeçada pelo vereador Fernando Vasconcelos. Aqui foram tecidas as nossas primeiras leis municipais, e entendemos que desde a sua construção, esse prédio tem grande importância para Vitória da Conquista. O Memorial é uma iniciativa que além de resgatar a memória política, certamente vai fomentar a cultura do município”.

O professor Adão Albuquerque, que durante a inauguração interpretou o comerciante e pecuarista Maneca Santos, contando a história do casarão, agradeceu por fazer parte da cerimônia. “É uma grande oportunidade participar dessa inauguração, que era uma reivindicação antiga da população conquistense. Fico muito feliz pela restauração do espaço histórico, que será palco de intervenções culturais e diversas manifestações artísticas”.

A engenheira responsável pelo projeto, Márcia Pinheiro, falou sobre a alegria em fazer parte do projeto de restauração do casarão. “Estou muito feliz por poder participar desse projeto tão importante para o município. Preservação e patrimônio são temas recorrentes, e aqui não seria diferente, principalmente por conta da importância desse espaço para Vitória da Conquista. Parabenizo a iniciativa do presidente Fernando Vasconcelos e dos demais vereadores de fazer essa intervenção em um prédio tão importante, fazendo com que ele permaneça vivo e se integre com a população conquistense”.

A cantora Maria Helena, surpreendeu os presentes após sua apresentação musical, ao contar emocionada que é bisneta do mestre de obras Luiz Alexandrino de Melo. “Sou bisneta desse grande homem, responsável pela construção desse prédio, e para mim é uma emoção muito grande ver a entrega dessa obra tão grandiosa à população conquistense”.

Participaram das intervenções culturais realizadas pela Casa da Cultura, presidida por Carlos Jeovah, o professor Edgar Larry,  Edna Brito, José Carlos D’Almeida e o maestro Gandra.

Por Flávia Rezende / ASCOMCV

Maio 2024