Imagem Nome de rua em José Gonçalves é tema da Tribuna Livre

Nome de rua em José Gonçalves é tema da Tribuna Livre

04/03/2015 10:00:00

Eunápio Novais, conhecido como Napinho, do distrito de José Gonçalves, fez uso do espaço da Tribuna Livre na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) desta quarta-feira (4), e aproveitou o espaço para questionar a forma como foi conduzido o processo de “mudança do nome” da Rua do Machado para Rua Nossa Senhora da Conceição. Segundo Eunápio, um documento já havia sido entregue à Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) comprovando que a comunidade não queria a mudança de nomenclatura da rua.

Ainda fazendo uso da Tribuna Livre, ele questionou se as 64 assinaturas presentes no documento que foi apresentado pelo vereador Professor Cori (PT) para a “mudança” do nome do logradouro eram suficientes, e falou que “seu Machado” foi um antigo morador da localidade que era querido pelos moradores que preferiam que a via fosse asfaltada.

Em resposta ao uso da Tribuna Livre, o professor Cori, mostrou sua indignação com as acusações feitas pelo representante do Distrito de José Gonçalves. “Nós recebemos um parecer com 64 assinaturas de moradores daquela comunidade, solicitando a mudança do nome da Rua do Machado para Nossa Senhora da Conceição”. O parlamentar afirmou que a comissão na época, formada por ele, Florisvaldo Bittencourt (PT) e Arlindo Rebolças (PROS), apenas seguiu a legislação e acatou a solicitação da população. “Dessa forma, a comissão não foi discutir porque acatamos a solicitação da sociedade e cumprimos a lei orgânica para que essa mudança acontecesse”. Na oportunidade Cori relatou trabalhos que estão sendo feitos pela comunidade de José Gonçalves, como a quadra poliesportiva e o patrolamento. “Tenho discutido o esgotamento em José Gonçalves e diversos outros vereadores também estão indo na embasa, independente de partido, tentando resolver o problema da localidade”. Por fim, ele pediu respeito na casa e que sejam feitos debates coerentes.

O presidente da casa Gilzete Moreira (PSB), afirmou que “concordo com a fala de Cori e acredito que a tribuna deve ser usada para as pessoas se manifestarem e não para atacar os parlamentares”. Ele disse ainda que vai solicitar para o Procurador Jurídico da CMVC, Alexandre Pereira, para fazer um relatório avisando se a Câmara errou ou não ao acatar a solicitação dos moradores de mudar o nome da rua e que esse relatório será lido na plenária da casa.

O parlamentar Adinílson Pereira (PSB) em seu pronunciamento disse que os “vereadores dessa Casa são livres para trabalhar em prol da nossa cidade, da nossa zona rural”. Retrucou o discurso de Eunápio Novaes, indagando se “vereador tem que pedir autorização para levar demanda? . Afirmou que os moradores tem procurado esse vereador, e “ tenho procurado trabalhar em prol de todas as áreas da zona rural, inclusive no Distrito de José Gonçalves”.

Finalizou afirmando que está “trabalhando em prol do cemitério do povoado do choça com muita responsabilidade. A comunidade e o povo estão reivindicando. Tudo que estamos fazendo é com muita responsabilidade. Toda a região conta com este vereador que está a disposição de todos”.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS) disse que sabe do interesse de “Napinho” em lutar por melhorias para a comunidade de José Gonçalves e defendeu que os trâmites para a oficialização do nome da rua à qual Eunápio se referia correram entro da legalidade e a que foi aprovada pela CMVC. Ele esclareceu que a rua do Machado não tinha identificação oficial e que, caso tivesse o seu nome não poderia ser trocado e que isso era garantido por Lei. Quanto ao asfaltamento, que Eunápio disse ser uma necessidade, Arlindo disse que esforços precisam ser reunidos para garantir a pavimentação asfáltica da rua.

Maio 2024