Imagem Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 trabalhou com estratégias de fiscalização no combate à doença

Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 trabalhou com estratégias de fiscalização no combate à doença

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19Chico EstrellaIvan CordeiroOrlando FilhoRicardo Babão Delegado Marcus Vinicius

18/01/2022 09:42:00


Com o objetivo de fiscalizar as ações das gestões municipal e estadual no combate ao coronavírus, a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 é composta pelos vereadores Orlando Filho (PRTB) - presidente; Edjame - Rosa Bibia (MDB), Ivan Cordeiro (PTB) e o Delegado Marcus Vinicius (Pode), Chico Estrella (PTC), representando a Bancada de Situação, e os vereadores  Viviane Sampaio (PT) e Ricardo Babão (PCdoB), representando a Bancada de Oposição,. 

A primeira ação da comissão foi uma visita a todos os pontos onde estavam sendo vacinados os idosos entre 84 e 86 anos, no início de 2021.  

Outra atividade realizada por essa comissão foi uma reunião, por meio de videoconferência extraordinária, para apresentar o resultado da análise bioestatística que apontou o cenário da Covid-19 no município ao Comitê de Representação Civil e Institucional. Além disso, também foram pautadas medidas restritivas como forma de prevenção à doença e o funcionamento das atividades econômicas, principalmente o comércio, carro-chefe da economia conquistense. 

Enquanto estratégias de prevenção, a Comissão de Especial de Enfrentamento à Covid-19 elaborou um  plano de atividades a serem realizadas, tais como, uma reunião com o coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira; reunião com diretores de hospitais, além de reunião com deputados estaduais e federais. Ainda, fiscalização de locais que apresentassem aglomerações. 

Na mesma semana em que a comissão estabeleceu essas metas, foram realizadas visitas em alguns hipermercados da cidade para verificar se os protocolos de segurança do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde do Estado e do Município estavam sendo cumpridos nesses locais, visto que, devido à Semana Santa, aglomerações nesses ambientes eram previstas. 

No início de abril aconteceu uma videoconferência com os deputados estaduais Zé Raimundo (PT), Josafá Marinho (PATRIOTA) e Ângelo Almeida (PSB) e os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Jorge Solla (PT), além de diretores dos hospitais conveniados ao SUS, em Vitória da Conquista. Dentre os assuntos discutidos na reunião, a vereadora Viviane Sampaio apontou a dificuldade enfrentada para conseguir medicamentos usados na intubação de pacientes em hospitais conveniados ao SUS e a hiperinflação dos insumos. 

Ainda no primeiro semestre do ano, a comissão visitou as instalações onde estavam sendo realizadas as aulas dos alunos da Guarda Municipal, depois da informação que três estudantes havia sido infectados com o novo coronavírus. Os membros da comissão também se reuniram para definir a agenda de trabalhos e pedir medidas mais duras no enfrentamento à doença. 

Já no segundo semestre de 2021, entre as ações pautadas por essa comissão estão a cobrança de celeridade na vacinação dos públicos ainda não imunizados e uma reunião para abordar a situação das escolas municipais e adequações para o retorno às aulas.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31