Imagem Balanço 2021: Comissão de Defesa do Consumidor atuou na fiscalização de filas bancárias e preços de combustíveis e alimentos

Balanço 2021: Comissão de Defesa do Consumidor atuou na fiscalização de filas bancárias e preços de combustíveis e alimentos

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaComissão de Proteção de Defesa do ConsumidorNildo FreitasOrlando FilhoSubtenente Muniz

19/01/2022 10:19:00


Em 2021, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Subtenente Muniz (Avante) – presidente; Nildo Freitas (PSC) e Orlando Filho (PRTB), atuou na fiscalização das filas bancárias e preços dos combustíveis e dos alimentos. 

Como primeira ação do ano, em março, os membros da comissão tiveram uma reunião com o coordenador do Procon, Eracton Melo, para discutir os preços elevados dos combustíveis praticados no município, e a necessidade de os postos afixarem placas informando os valores tributários das mercadorias e dos serviços prestados. 

Em junho, a Comissão de Defesa do Consumidor visitou os municípios de Itambé e Itapetinga para comparar os valores cobrados nos postos de combustíveis das cidades vizinhas com Vitória da Conquista. Na investigação, foi identificada uma diferença de R$ 0,50 por litro de gasolina se comparado ao preço nos postos conquistenses. 

Durante o segundo semestre de 2021, a comissão fiscalizou uma agência bancária do Bradesco, que estava recebendo muitas críticas dos consumidores devido às longas filas e demora no atendimento. Nessa visita realizada no dia 16 de setembro, os vereadores conversaram com os clientes que estavam na fila e pediram ao gerente da agência, melhorias no atendimento. 

Para fechar as atividades do ano, os membros da comissão visitaram mercados, hipermercados e atacadões da cidade, para fiscalizar as filas e os preços dos produtos comercializados. De acordo com denúncias recebidas pelos vereadores, os consumidores estavam notando uma diferença entre os valores dos produtos nas prateleiras e o preço na hora do pagamento. Durante a visita, nenhuma irregularidade foi detectada pela Comissão de Defesa do Consumidor.



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