Imagem  Vereadores participam de ato do Governo Municipal que marca o início das obras do Finisa III

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotícia

23/11/2023 11:02:00

Os vereadores de Vitória da Conquista estiveram presentes na manhã desta quinta-feira, 23, em ato do Governo Municipal que marca o início das obras do Finisa III no município. Na ocasião, foi promovida uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes das obras que deverão começar, segundo a prefeita Sheila Lemos (UB), na próxima semana. “Estamos aguardando o registro do contrato para iniciar as obras em até cinco dias”, informou a prefeita.

Os recursos serão divididos em três etapas: a primeira, no valor de R$ 30 milhões ainda para este ano; R$ 120 mi, para 2024, e R$ 10 mi para 2025. No cronograma, a primeira obra a ser realizada pelo Finisa III é a reurbanização da Avenida Brumado, que receberá pista de cooper, ciclovia e arborização. O recurso também será utilizado na urbanização da Avenida Integração, na pavimentação dos loteamentos Bateias II, Cidade Modelo, Jardim Guanabara, Porto Seguro e Alto do Panorama e no recapeamento de ruas na Zona Rural, e na construção do Centro Especializado de Atenção à Mulher e à Infância.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hermínio Oliveira (PODE) comemorou os investimentos que estão feitos na Zona Oeste da cidade e destacou o protagonismo do Legislativo Municipal na liberação desses recursos. “São obras importantes para a cidade e o Poder Executivo, pode contar, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal para viabilizar o empréstimo. Estamos comprometidos em fazer de Vitória da Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver, e o Finisa III, da mesma forma que o I e o II, vem para tornar isso real”, declarou Hermínio.

Além do presidente da Casa, estiveram presentes no evento os vereadores Subtenente Muniz (AVANTE), Ricardo Babão (PCdoB), Ivan Cordeiro (PTB), Nildo Freitas (PODEMOS), Dinho dos Campinhos (PP), Luís Carlos Dudé (MDB), Chico Estrella (AGIR), Edjaime Rosa Bibia (MDB), Nelson de Vivi (MDB) e Adinilson Pereira (MDB).

Tramitação

Até chegar à assinatura do contrato com a Caixa Econômica, o Finisa III, que permite à contratação de linha de crédito junto à Caixa Econômica, passou por várias etapas, que teve início com o envio do Projeto de Lei nº 9, de 13 de abril, à Câmara. Depois de aprovada pelo Legislativo e sancionada pela prefeita no dia 12 de junho, a lei foi encaminhada para a Secretaria do Tesouro Nacional, junto com a documentação exigida. Após uma análise criteriosa dos dados enviados e da capacidade de endividamento do município, a contratação foi aprovada e retornou à Caixa, para que essa desse encaminhamento à assinatura do contrato.

Maio 2024