Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP09 - Dia Internacional da Síndrome de Down

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3#podcast - Câmara Inclusiva

18/03/2024 19:12:00

Na tarde desta segunda-feira, 18, o podcast Câmara inclusiva, transmitido pela rádio Câmara 90.3, recebeu a presidente da Associação Conquista Down Geisa de Fátima Oliveira Barros e o radialista Júnior Patente, para falar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down que é comemorado no próximo dia 21 de março.

Carla Simões, apresentadora do programa, explicou que a síndrome de down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. por isso, também é conhecida como trissomia do cromossomo 21  e ressaltou a importância das terapias e acompanhamentos especializados de forma precoce: “Quanto pais cedo se tem acesso a esses recursos mais rápido as crianças se desenvolvem” mas lembrou que o acesso a profissionais capacitados estão cada vez mais difícil na cidade: “Conquista é uma cidade grande, mas ainda temos uma carência muito grande nessa questão de profissionais e essa carência vai desde a rede pública de saúde a rede privada. Famílias chegam a passar meses e anos em filas de espera para o tratamento”. Concluiu.

Patente, pai de Alice de 10 anos de idade, com Sindrome de Down, contou um pouco da rotina após o nascimento da filha, lembrando que o caminho não é fácil, mas que é preciso valorizar cada conquista e evolução. “O mais difícil é encontrarmos profissionais que entendam, conheçam e nos ajude em diversas áreas”, contou, lembrando momentos difíceis que passou em busca de diagnósticos, muitas vezes simples, para a pequena Alice.

Em busca de apoio, união e parcerias, foi criada a Associação Conquista Down, uma associação que acredita no cidadão down como pessoas com direitos e deveres na sociedade. a presidente da associação e mãe de uma adolescente de 19 anos com Down, Geisa explicou que, após algum tempo desativada, a associação volta com diversas novidades e ainda mais forte: “Estamos voltando com diversas atividades, com om membros antigos e nos que se juntaram a nós. Estamos aqui pelas conquistas que já tivemos e na busca de novas”, contou.

Geisa convidou todos a prestigiarem as ações que serão realizadas durante toda semana no Shopping Conquista Sul com exposição fotográfica, atividades educativas e tantas outras, em comemoração ao dia 21 de março.

O podcast Câmara inclusiva foi ao ar pela rádio Câmara e esta disponível no YouTube Camaravc para quem quiser assistir.