Imagem  Dr. Augusto Cândido fala sobre a prevenção do câncer de intestino

Dr. Augusto Cândido fala sobre a prevenção do câncer de intestino

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaMDBDr Augusto Cândido

17/04/2024 10:10:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 17, o vereador Dr. Augusto Cândido (MDB) começa seu pronunciamento falando sobre a prevenção do câncer de intestino. “É o câncer que ocupa o segundo lugar em frequência nos homens e nas mulheres”, comenta o parlamentar, que distribuiu uma cartilha de conscientização durante a sessão.

A cartilha contém informações sobre os níveis de prevenção do câncer de intestino, “A prevenção primária serve para todas as doenças, são hábitos de vida saudáveis que podem fazer a doença não existir”, pontua o edil. “A prevenção secundária é a pesquisa de sangue oculto e a colonoscopia. Prevenção secundária a doença existe, mas você não sabe, não tem sintoma”, continua. O doutor Augusto fala sobre a Lei 2523, existente desde 2021, que fala sobre o direito da comunidade de ter os exames de pesquisa de sangue oculto e de colonoscopia realizados na rede pública. Em seguida, o parlamentar comenta sobre diagnóstico precoce, “No câncer de intestino existe um diagnóstico pré câncer, ele não é câncer ainda, os pólipos se transformam em câncer. 85% das pessoas que tem a doença vem de um pólipo prévio, e esse pólipo existe em 25% da população acima dos 45 anos”. Finalizando sua fala, o vereador convoca as pessoas para fazerem tratamento de prevenção do câncer de intestino.