Viviane reforça cuidado com professores, e responsabilidade da Câmara
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane
15/10/2025 11:35:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 15, a vereadora Márcia Viviane (PT) iniciou seu pronunciamento lamentando a morte de Mariano do Capinal, filiado ao Partido dos Trabalhadores e referência na comunidade, prestando solidariedade à família e à população local. “Deixamos aqui a nossa solidariedade a toda a família e a toda a população moradora ali do Capinal. Mariano esteve no dia 6 de julho na escola normal, dando seu voto para a nossa eleição para o presidente dos partidos, mesmo com a sua saúde já comprometida”, afirmou.
A parlamentar também homenageou os professores e criticou o tratamento dado pelo poder público municipal à categoria. “Infelizmente, os professores da rede municipal de Vitória da Conquista não têm muito a comemorar, vêm sofrendo ataques da Prefeitura, com o achatamento de toda a tabela de cargos e salários, e o não pagamento do piso salarial. É uma profissão que realmente precisa ser valorizada pelo poder público municipal”, disse.
Viviane abordou o aumento de acidentes de moto, destacando casos recentes e a necessidade de políticas de prevenção. “Este final de semana, a professora Elza foi atropelada perto de sua casa e veio a óbito. As pessoas que causaram o acidente fugiram sem prestar socorro. Também perdi um primo vítima de acidente de moto. Precisamos que a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do SIMTRANS, tome providências na parte educativa e de monitoramento, não só aplicando multas, mas prevenindo acidentes”, alertou.
Ela ressaltou os impactos no Sistema Único de Saúde e a necessidade de medidas preventivas. “24% de todo o atendimento de trauma é por acidentes de trânsito, sobrecarregando UTIs do município e da região. Precisamos de prevenção para salvar vidas de motoqueiros e de terceiros”, destacou.
Por fim, a vereadora reforçou a responsabilidade da Câmara na análise de projetos financeiros do município, em especial o projeto de lei sobre o empréstimo solicitado pela Prefeitura. “É importante que cada vereador se debruce na legalidade dos projetos. A Câmara não é quintal da Prefeitura; temos responsabilidade com toda a cidade. Ontem estive na superintendência da Caixa conversando sobre o empréstimo e queremos ver as planilhas de todos os juros pagos até o momento”, concluiu.
Por Camila Brito