Diploma Loreta Valadares homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos femininos - Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Diploma Loreta Valadares homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos femininos

por: Ascom - Câmara em 23/03/2011 as 11:05 hs

A homenagem leva o nome de Loreta Valadares, ex-presa política que lutou contra o Regime Militar

A sessão que celebrou o Dia Internacional da Mulher foi marcada pela entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. A honraria foi criada por meio do Decreto 41/2005, para homenagear mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos em Vitória da Conquista.

O Diploma leva o nome de Loreta Valadares, ex-presa política que lutou contra o Regime Militar. Ao falecer, deixou como resultado de sua trajetória uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no Brasil.

Em 2011, o Diploma Loreta Valadares homenageou sete mulheres que se destacaram no movimento feminino e na defesa dos direitos das mulheres. Foram homenageada:  a advogada Luciana Santos Silva; a freira Ilza Meira Rosa; as professoras Maria Simone Cardoso Neves e Zilda da Silva; a secretária do Conselho Municipal da Mulher, Rita de Cássia Pires Lisboa; a feirante Tereza de Sousa Santos e a missionária Vívian Nascimento Moraes de Santana.

Homenageadas agradecem honraria

“Eu quero agradecer pela indicação, mas quero destacar que não sou merecedora desta homenagem. Tudo o que faço é pelo bem de todos”, disse a irmã Ilza Meira Rosa, que desenvolve trabalho com jovens carentes.

Luciana Santos Silva, advogada e conselheira de assuntos jurídicos e acadêmicos na Uni    ão de Mulheres de Vitória da Conquista,   agradeceu a honraria e destacou o trabalho do Conselho Municipal da Mulher. “Muito ainda há por ser feito na luta em prol da igualdade de direitos”, disse.

Maria Simone Cardoso Neves, pedagoga e idealizadora do almoço solidário no bairro Nova Cidade, também agradeceu a honraria e afirmou que são as mulheres guerreiras que lutam pelas suas famílias e contribuem para o desenvolvimento da sociedade. “Quero agradecer a todos pela homenagem”, disse.

“Eu quero agradecer este prêmio a todos desta Casa. A luta não pode parar, pois todos os dias mulheres continuam sendo desrespeitadas. Posso não ver a colheita, mas não abro mão de ser semente”, disse Rita de Cássia Pires Lisboa, que desenvolve trabalho como conselheira do Conselho da Mulher.

Tereza de Souza Santos, que faz trabalho voluntário com pessoas carentes e doentes,  agradeceu a todos os vereadores pela homenagem. “Peço a Deus que ilumine a todos no trabalho”, declarou.

“Quero agradecer pela homenagem que a Câmara da minha cidade me faz nesta manhã”, declarou a missionária Vívian Moraes de Santana, que trabalha no Centro de Apoio à Família (CAF), instituição de educação e desenvolvimento comunitário no bairro Conveima 1.

A professora da rede pública Zilda da Silva, que trabalha na formação de jovens e adultos no Projeto Todos Pela Educação, citou Maria, mãe de Jesus, como exemplo de mulher. “Estou muito alegre e quero agradecer a todos pela homenagem”, destacou.



As mulheres Maria do Carmo de Jesus Rocha e Maria Idalina Lopes Santos também foram homenageadas na sessão.


 

Notícias dos Vereadores