Vereadores garantem que reivindicações dos moradores de Iguá serão encaminhadas para a Prefeitura - Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Vereadores garantem que reivindicações dos moradores de Iguá serão encaminhadas para a Prefeitura

por: Ascom - Câmara em 04/05/2012 as 12:00 hs

Dezenas de moradores lotaram a escola municipal para a sessão itinerante no distrito de Iguá

Na sessão itinerante realizada no distrito de Iguá, que aconteceu na noite desta quinta-feira (3), o vereador Vivi Mendes (PT) afirmou que as cobranças dos moradores são justas e precisam ser levadas à sério pelo poder publico. “A comunidade está certa ao cobrar dos vereadores, para que a gente cobre do prefeito”, afirmou. A falta de segurança pública é, para o parlamentar, o principal problema da zona rural.

Mendes destacou sua luta para a construção do novo aeroporto, o que vai valorizar a região de Iguá. Enfatizou as ações do Governo Municipal no distrito, ressaltando a reforma da Escola Municipal Erathósthenes Menezes e pavimentação asfáltica das ruas do distrito.  “Ainda temos muitos desafios pela frente, porém não podemos negar o trabalho do prefeito”, disse.

Segundo o parlamentar, a emenda ao Orçamento feita pelo seu mandato será destinada à reforma da praça principal de Iguá. “Estou me despedindo da vida política com a certeza que plantei a semente da honestidade”, declarou.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou a comunidade de Iguá pela participação na sessão. O parlamentar prestou homenagem ao vereador Vivi Mendes, que dedicou a vida inteira às comunidades rurais. “A vida do vereador Vivi é marcada pelo trabalho e pela honestidade”, declarou Pithon, que se declarou amigo de Mendes há mais de 30 anos.

Ainda em seu discurso, Álvaro Pithon comentou o Projeto de Lei que autoriza o município doar o patrimônio do Hospital Municipal Esaú Matos para a empresa pública de direito privado que administra o referido hospital. O parlamentar declarou-se contrário a aprovação do PL, “pois o hospital foi construído com recursos exclusivamente municipais”.  Pithon  citou nomes de entidades que são contrárias à doação e questionou a atitude da Prefeitura.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que em nenhum momento a instituição foi privatizada. O vereador garantiu que o referido hospital continua oferecendo atendimento gratuito e de qualidade.  Ainda em seu discurso, o parlamentar destacou o trabalho realizado pela Câmara, especialmente por meio dos mandatos do vereador Vivi Mendes, que sempre teve uma postura ativa na defesa dos interesses da zona rural, solicitando ações que beneficiam a região de Iguá.  A atuação dos vereadores Gilzete Moreira e Alexandre Pereira também foi destacada pelo parlamentar.

Silveira destacou as ações da Prefeitura na zona rural, principalmente na reforma e construção de escolas e creches municipais. “O Governo é participativo porque a população discute exaustivamente, sem se submeter ou ter medo”, afirmou, enfatizando que a participação popular é fundamental para o sucesso da gestão. Silveira comentou a “política da água”, em que candidatos a vereador utilizavam o abastecimento de água de forma eleitoreira.  “Tem pessoas que ficaram no governo por anos, porém não resolveram o problema da água na zona rural”, ressaltou, destacando que a Prefeitura está abrindo 180 poços artesianos para atender a população do campo.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que constantemente recebe reclamações de lideranças da zona rural, solicitando melhorias nos diversos distritos e povoados. Rocha afirmou que solicitou do Governo Municipal a construção de uma quadra poliesportiva, implantação do posto policial, abastecimento de água tratada e pavimentação asfáltica para a comunidade de Iguá. “Vamos continuar lutando, solicitando da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal que atendam as reivindicações da população. A comunidade pode contar com nosso mandato”, declarou.

Ainda em seu discurso, a parlamentar destacou a reforma da Escola Municipal Erathósthenes Menezes e a creche Prascóvia Menezes. “Não importa se estamos na bancada de situação ou oposição. O que importa são os interesses da população, principalmente da zona rural”, disse, ressaltando a necessidade de políticas públicas que valorizem o homem do campo.

Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), a confusão que as pessoas fazem sobre o papel do vereador impede que a comunidade compreenda, de fato, o que cabe ao Legislativo. O parlamentar afirmou que as sessões itinerantes não acontecem com objetivos eleitoreiros. “As sessões possibilitam à comunidade expressar suas opiniões num espaço democrático”, disse, destacando o trabalho do prefeito na zona rural. Castro, ainda em seu pronunciamento, prestou homenagem ao vereador Vivi Mendes, liderança política na região. O vereador afirmou que Mendes é um exemplo de seriedade, ética e compromisso com a população carente da zona rural.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) também destacou a importância política do vereador Vivi Mendes, principalmente na zona rural. O parlamentar falou sobre a visita que uma comissão de vereadores fez às barragens de Água Fria I e Água Fria II, com o objetivo de obter informações sobre o comprometimento do abastecimento d’água para Vitória da Conquista. Segundo Oliveira, haverá racionamento de água até que as chuvas regularizem. O parlamentar apontou a construção da barragem do rio Pardo como uma possível solução para o abastecimento de Conquista.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que o distrito de Iguá faz parte de sua histórica política e pessoal. O parlamentar destacou as ações de seu mandato em favor da comunidade, enfatizando a luta pela pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao povoado. Moreira informou que destinou recursos do Orçamento Municipal para pavimentação asfáltica da rua Jerônimo Amaral. “Vamos continuar lutando para melhorar a vida da população da zona rural”, concluiu.

O vereador Joel Fernandes (PTN) comentou a importância das sessões itinerantes na zona rural, pois “se trata de uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população do campo”. O parlamentar destacou as ações do Governo Municipal na zona rural e parabenizou a comunidade pela participação na sessão, apresentando uma pauta de reivindicação aos vereadores, que será encaminhada para o Executivo.

Fernandes também comentou a aprovação da Lei que transformou o Hospital Esaú Matos em fundação pública de direito privado. “Votamos neste projeto de cabeça erguida, sabendo que esta era a melhor proposta. Ninguém comprou o Esaú Matos, pois o hospital pertence ao povo que depende do serviço público”, afirmou.  

O vereador Luciano Gomes (PR) salientou sua alegria em participar das sessões na zona rural. Gomes afirmou que o exercício da política deve ser pautado pelo amor e dedicação aos interesses da comunidade. Destacou, também,  a importância da participação da população, reivindicando mais atenção do poder público. “Só quem conhece a realidade da comunidade é quem de fato mora na comunidade”, disse.

Gomes afirmou que seu mandato tem se dedicado à zona rural, o que lhe permite conhecer de perto as principais necessidades do homem do campo. “O prefeito tem trabalhado em todos os distritos e povoados”, declarou, ressaltando as reformas de escolas municipais e construção de postos de saúde. O parlamentar comentou sobre a seca na região e enfatizou as ações da Prefeitura para minimizar os problemas decorrentes da estiagem prolongada.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que as reivindicações feitas pela população são justas. Pereira ressaltou que todos os vereadores da atual legislatura têm trabalhado nos sentido de fazer parceria com o Governo Municipal, que vem trabalhando tanto na cidade quanto na zona rural. “Temos uma grande cidade com diversas demandas. Na medida do possível atendemos aquilo que é mais necessário”, afirmou.

Para Pereira, a comunidade do Iguá é mobilizada politicamente e merece atenção do poder público. “Nós, que integramos a equipe do Governo Participativo não temos dúvida que temos ajudado a melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse, comemorando o desenvolvimento da cidade ao longo dos Governos José Raimundo Fontes e Guilherme Menezes.

O vereador Ademir Abreu (PT) destacou a importância da criação e fortalecimento das associações para que possam representar a comunidade nas instâncias de poder. Abreu falou do seu orgulho em fazer parte do PT, “partido que ajudou a transformar para melhor o Brasil, ajudando tirar as pessoas da miséria”, disse.

Último a usar a tribuna na sessão itinerante, o vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que sempre votou favorável aos projetos que destinam recursos para o distrito de Iguá. O parlamentar garantiu que as reivindicações dos moradores serão encaminhadas para o Poder Executivo, que deverá atender, na medida do possível.  “O prefeito vem trabalhando para melhorar nossa cidade e zona rural”, disse, destacando as obras de construção de mais postos de saúde, escolas e creches municipais, além de pavimentação asfáltica de diversas ruas.

Notícias dos Vereadores