Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Iluminação pública e recuperação das estradas rurais estão entre as pautas cobradas pelos parlamentares

SESSÃO ORDINÁRIA: Iluminação pública e recuperação das estradas rurais estão entre as pautas cobradas pelos parlamentares

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresMoção de AplausoSessão OrdináriaNotícia

26/08/2022 11:30:00


A sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira, 26, foi marcada pelo reconhecimento dos serviços prestados à cidade por pessoas e empresas que buscam a melhoria de vida dos conquistenses.


O pastor Gilson Silva Santos, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, do Bairro Jurema, foi homenageado, através da moção de aplauso nº 38/22, de autoria do vereador Nelson de Vivi (União), pela atividade de evangelismo e ação social realizada no dia 1º de maio.


Outra homenagem entregue durante a sessão foi para o Dr. Paulo Oliveira Santana Filho, por meio da moção nº 70/22, de autoria do vereador Dinho dos Campinhos (PP).


A Clínica Allivium Centro de Saúde, primeira clínica de urgência odontológica com funcionamento 24 horas na cidade, também recebeu o reconhecimento da Casa com a placa nº 61/22, de autoria do vereador Nildo Freitas (PSC);


A moção nº 76/22, de autoria do vereador Hermínio Oliveira (PODE), foi entregue ao Canal de Comunicação AZNEWS, administrado por Gildásio Queiroz, Matheus Queiroz e Lucas Queiros.

Zona Rural abandonada – O vereador Subtenente Muniz (AVANTE) afirmou que “mais uma vez estou aqui trazendo algumas demandas, solicitações e indignações”. Lamentou a atuação de alguns coordenadores da prefeitura, relatando que recebeu algumas denúncias de funcionários que estão sendo removidos de setores sem nenhuma explicação. Segundo ele, a prefeita esta rodeada de pessoas “puxa saco” que vem atrapalhando o andamento da gestão. “Tem quatro meses que a população vem cobrando serviços e não são realizados”, alertou. Cobrou o cumprimento de demandas da Zona Rural e falou que existe “tratamento desigual para as comunidades”. Segundo ele, “locais estão sendo beneficiados e outros são esquecidos, como Lagoa do Arroz e tantos outros”. Citou a estrada de Muritiba que está “acabada, largada ao descaso” e não consegue benefício. Cobrou verba para iluminação de algumas comunidades rurais e pediu providências da Câmara na fiscalização.

Emendas impositivas – O vereador Adinilson Pereira (MDB) reclamou do descaso recorrente do Poder Executivo com as emendas aditivas e impositivas dos vereadores. “Desde do meu primeiro mandato em 2012 que venho apresentando emendas. Somente o prefeito Herzem cumpriu uma emenda, uma reforma de um posto de saúde em São Sebastião, e a pavimentação da travessa Margarida Cunha, apontou ele. “Vejo um descaso muito grande”, reclamou Pereira da falta de atendimento das demandas. Adinilson ponderou, que neste ano, em acordo para socorrer às pessoas atingidas pelas consequências das fortes chuvas, os vereadores cederam os valores das emendas impositivas para que fossem aplicados em ações de atenção às famílias afetadas.

Diversas obras não foram inauguradas – A vereadora Viviane Sampaio (PT) iniciou a fala destacando a realização da audiência pública em homenagem aos 20 anos da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), realizada na última terça-feira (23), de iniciativa do seu mandato e do vereador Valdemir Dias (PT). “Devemos ressaltar o trabalho da Cotefave que vem salvando vidas”, disse. A vereadora cobrou políticas públicas que foram promessas de campanha da atual gestão e até hoje não foram realizadas, como a inauguração do Hospital Animal, casa abrigo para mulheres, conclusão do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CEMERF), contratação de cuidadores para crianças com deficiência e a casa de acolhimento de adulto e infantojuvenil. Viviane lamentou o abandono da Zona Rural com a falta de água e assistência médica e ressaltou a problemática da falta de planejamento da atual gestão. “Nenhuma gestão pode trabalhar no improviso”, finalizou.

É preciso defender as pautas do munícipe – O vereador Fernando Jacaré (PT) defendeu os motoristas de transporte por aplicativo que fizeram um protesto nesta manhã. Eles cobram inclusão da categoria no trecho de embarque e desembarque do Festival de Inverno Bahia (FIB), que, no momento, está disponível apenas para taxistas. O edil ainda cobrou da gestão municipal melhorias na iluminação pública e nas estradas da Zona Rural, além de revitalização da Av. Juracy Magalhães, importante via para moradores e comércio daquela região da cidade.

Pé de Galinha às escuras – Dr. Augusto Cândido (PSDB) relatou uma visita que fez ao distrito de Pé de Galinha, onde constatou falta de iluminação, e recebeu denúncias de que o cemitério local está lotado, e que o muro ainda não foi reformado. Contou que foi pedido uma visita técnica para avaliação do cemitério. Augusto voltou a pedir que a linha de ônibus do Iguá faça o percurso completo. Finalizou rebatendo críticas feitas por outro colega na sessão passada.

Deveres do vereador – O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou que o vereador tem o dever de acompanhar as demandas da população, cobrar e auxiliar na busca por solução de problemas. “As pessoas que me pagam é para trabalhar por elas. O meu papel é fiscalizar, olhar o que está acontecendo”, disse ele. Babão reclamou, no entanto, da falta de planejamento que acarretou na falta de lâmpadas para reposição na iluminação pública. “Tem que ter o planejamento”, apontou ele, que tranquilizou a população, informando que as reposições serão retomadas nos próximos dias.

União do Legislativo para cobrar ao Executivo Municipal – Edjaime Rosa Bibia (MDB), Líder da Bancada de Situação, iniciou o seu discurso ressaltando que todos os vereadores conquistenses são iguais e devem ser respeitados e valorizados. “O parlamento é feito para as pessoas e temos o dever de respeitar os colegas e a população”, disse. Ele cobrou ações da gestão municipal para a região de Maria Clemência, Lagoa Rasa e outros povoados. “As estradas estão caóticas, estamos cobrando e a prefeita está atendendo, mas não podemos deixar de dizer que tem regiões que estão precisando de atenção do Poder Executivo”. Por último, o vereador salientou a importância da união entre as bancadas de Situação e Oposição para cobrar melhorias para o município. “Nós temos que somar. É de fundamental importância unir as bancadas de Situação e Oposição para cobrar da Prefeitura Municipal”, finalizou.

Liberdade de expressão com respeito às divergências – Luciano Gomes (PCdoB) comentou o contexto político e eleitoral. Ele defendeu a liberdade de expressão e o respeito entre os colegas, independente da escolha partidária de cada um. Em sua fala, Luciano destacou sistemas simplificados de água e abertura de poções que possibilitam à comunidades vulneráveis acesso à água.

Melhorias para o Conveima II – Valdemir Dias (PT) iniciou seu pronunciamento parabenizando a posse do Fórum Municipal de Educação, realizada ontem. Falou sobre sua luta pelo Conveima II e que estará sempre buscando melhorias para a localidade. Pediu providências para o esgoto em frente ao Hospital Unimec. Por fim, lamentou que bairros estão totalmente às escuras na cidade. “Ruas sem condições de tráfego de pedestres por conta da escuridão”, contou.  

Carros oficiais em eventos políticos – O vereador Chico Estrella (PTC) recomendou maior cuidado no uso de carros oficiais durante o período das eleições. De acordo com o parlamentar, veículos vinculados à Prefeitura foram vistos em eventos de lançamentos de candidaturas. “Ontem foram filmados vários carros oficiais”, denunciou Chico alertou que seguirá atento a essa postura. “Estarei aqui para denunciar, seja quem for que esteja infringindo a lei”, alertou o parlamentar.

Trânsito na região do Conquista Sul está em reforma – Nildo Freitas (PSC), Líder da Prefeita, destacou o artigo 95 da Constituição Federal que trata dos deveres dos vereadores que, entre eles, está o de não faltar às sessões. “A obrigação de todo vereador é estar aqui trabalhando”, alertou.   O vereador falou sobre modificações no trânsito no entorno do Shopping Conquista Sul e explicou que a ação será finalizada nas próximas semanas. “Sobre a falta de iluminação pública nas ruas de Vitória da Conquista, precisamos buscar mais informações. O secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, havia detalhado que falta material, mas a maioria das lâmpadas Led 30 W 400k já foram compradas. Vamos aguardar, fiscalizar e ter paciência para que a iluminação chegue à todas as ruas do nosso município”, finalizou.

Saúde pública precisa melhorar – Orlando Filho (PRTB) comentou novamente o contexto pelo qual o país passa com as eleições 2022. Relatou situação de criança que engoliu uma moeda e ficou cinco dias no Esaú Matos aguardando uma transferência para o Hospital de Base. Orlando cobrou melhoria no atendimento de saúde do município e do estado.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30