Imagem Audiência vai celebrar o Dia do Cirurgião-dentista

Audiência vai celebrar o Dia do Cirurgião-dentista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

16/10/2017 09:00:00

Acontece no dia 24 de outubro, às 16h, uma audiência pública para debater o Dia do Cirurgião-dentista, data celebrada no dia 25 de outubro. O requerimento é da vereadora Viviane Sampaio (PT). A data remonta o decreto de Lei nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Inicialmente denominada “arte dentária”, a odontologia evoluiu através dos tempos até se tornar uma Ciência da Saúde.

Um pouco de História – Segundo pesquisas históricas, os primeiros registros de restaurações dentárias foram encontrados no Paquistão. Durante uma escavação foram encontrados nove indivíduos com um total de 11 dentes que receberam escavações com o que seriam os equipamentos manuais ancestrais das brocas. A conclusão dos cientistas é que foram realizadas nos pacientes em vida e que os mesmos sobreviveram. Os restos humanos datam de mais de nove mil anos. Embora as cavidades tenham resistido, o mesmo não aconteceu com o material restaurativo. Manuais, menções e estudos sobre os dentes foram encontrados no Egito, Mesopotâmia, China e Grécia, todos relacionados ao mundo antigo.

A História ainda registra o papel dos barbeiros no tratamento dos dentes. O cuidado quase sempre se restringia às extrações dos dentes, pois até à Idade Média havia muito empirismo e elementos religiosos aplicados. O termo “dentista” surgiu em 1363, na França. Em 1728, o francês Pierre Fauchard, denominado “Pai da Odontologia moderna”, publicou o “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas”. Foi a primeira obra a descrever a anatomia oral, sintomas de patologias bucais, técnicas para remoção de cáries, restaurações e implantes dentários. Foi então possível um salto para odontologia como ciência.

Audiência Pública Dia do Cirurgião-dentista
Data: 24 de outubro (terça-feira)
Local: Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Rua Coronel Gugé, 150, Centro.