Imagem Audiência pública marca comemoração do Dia do Professor na Câmara

Audiência pública marca comemoração do Dia do Professor na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

01/11/2017 23:00:00

Aconteceu na noite da última quarta, 1º, audiência pública em comemoração ao Dia do Professor. A proposição foi do vereador Professor Cori (PT) e contou com o apoio dos demais parlamentares. O Dia do Professor, festejado em 15 de outubro, foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do decreto federal nº 52.682/1963.

Além de homenagear os profissionais de educação, o vereador Coriolano Moares (PT) desejou que se possa cada vez mais valorizar os professores. “Eles de fato devem ser o mais valorizados dentro de uma sociedade que compreende que as transformações sociais e econômicas são impossíveis se não pela via da educação”, afirmou.

O pastor Sinvaldo Queiroz, convidado por Professor Cori para falar sobre o “sagrado encargo de professor”, destacou que a categoria “merece toda a nossa reverência”. O pastor apontou a importância da figura do professor, tão essencial na trajetória daqueles que desejam alcançar o aprendizado. “Quem tem sede de aprender precisa de gente que tem sede de ensinar, mais do que de ensinar, tenha sede de encontro”, disse ele, apontando que a caminhada do professor ainda está repleto de “desencontros” exemplificados por ele com os baixos salários, a falta de reconhecimento e as jornadas de trabalho exaustiva.

Ainda em sua fala, o pastor defendeu a ideia de que o professor tem a condição de provocar nas pessoas a esperança de engrandecimento do ser humano em vários sentidos. “Ser professor é ser um portador e provedor da esperança”, disse ele.

O representante da APLB/Vitória da Conquista, César Nolasco, afirmou que é uma honra estar na mesa. Ele parabenizou o trabalho do Professor Cori e reconheceu os novos desafios que os professores enfrentarão diante de um mundo cada vez mais complexo. O educador ainda salientou a importância do reconhecimento aos professores na audiência.

O diretor da Escola Municipal Iza Medeiros, Professor Ronilson Ferreira dos Santos apontou que, segundo Paulo Freire, o bom professor é desejado por todos os pais para seus filhos, apesar de poucos pais desejarem que seus filhos sejam professores, o que demonstra o baixo reconhecimento recebido pela profissão. “Aos professores fica o convite para que não desanimem diante de seus desafios. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, disse ele.

A ex-secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Meira Barros, disse que a audiência pública marca profundamente a história do magistério em Vitória da Conquista. “É uma noite maravilhosa que marca a todos nós”, disse a ex-secretária. “Eu quero parabenizar a todos e dizer muito obrigada”, disse ela se mostrando agradecida pela realização da audiência pública em homenagem aos professores.

A representante do SIMMP, Lígia Correia, parabenizou o vereador Cori pela iniciativa e pela autoria da lei municipal nº 1.966/2013, que institui os Prêmios “Professor (a) Emérito” e “Professor (a) em Destaque” das escolas municipais de Vitória da Conquista. Lígia frisou que o professor “tem como objetivo estimular a autonomia do estudante, valorizar sua criatividade, desafiar seus alunos para inovação”. Ela defendeu que os educadores são a mola propulsora na construção de uma sociedade mais justa e humana. A professora e sindicalista lamentou que o reconhecimento, por parte dos governantes, não aconteça na mesma proporção. “Não existe uma proposta do Poder Público Municipal anterior às campanhas salariais que contemple a categoria, nem um plano de carreira decente ou mesmo um provisionamento para se concretizar o nosso direito”, detalhou. Ela advertiu que é preciso resistir e continuar a lutar por valorização.

Para a professora Edna Lima dos Santos, Diretora da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, os docentes são responsáveis pelos avanços dos alunos. e pela construção de bons cidadãos, e isso se faz “com uma boa acolhida, com um sorriso, ou simplesmente por acreditar no aluno”, disse. Edna conta que sua escola tem como lema: “Que tipo de cidadão estou contribuindo para que seja inserido na sociedade?”. Ao final, ela parabenizou todos os colegas de profissão.

O secretário de Educação Marcelo Melo foi representado pela coordenadora Dilvani Chagas. Ela ressaltou que o professor enfrenta todos os tipos de adversidade para levar adiante o aprendizado como escolas sem condições, depredadas, lama, poeira, distância entre outros. Esse contexto também caracteriza o valor dessa profissão. Segundo Dilvani “a Secretaria de Educação tem se esforçado para que a vida do professor seja melhor”. Ela explicou que o órgão tem investido em mais infraestrutura, formação e meios de escuta da categoria.

Para a vereador Nildma Ribeiro (PCdoB) a educação é o pilar e rumo que norteia um país. Por isso, ela acredita que é preciso reconhecer e valorizar cada dia mais os profissionais da educação. Ela estendeu a homenagem ao vereador e também professor Coriolano Moraes. “É uma honra fazer parte da mesma bancada que um vereador e professor ético e de caráter como Cori”.

Aconteceram ainda apresentações musicais e declamação de um poema em homenagem aos professores por Gabriela Marques.

Durante a audiência professores de escolas e creches foram homenageados, clique na foto abaixo e confira todos agraciados.

Audiência Pública - Dia do Professor

Março 2024