Imagem Audiência Pública homenageia Santa Casa da Misericórdia

Audiência Pública homenageia Santa Casa da Misericórdia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

07/12/2017 22:00:00


No dia 08 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia completa 103 anos em Vitória da Conquista. Em comemoração e homenagem a data e a instituição, a Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira, 07, uma audiência pública requerida pelo vereador Luís Carlos Dudé (PTB). Diretores e médicos da instituição contaram sobre os serviços que vem sendo prestados à comunidade.

A Santa Casa de Misericórdia é uma entidade filantrópica que oferece serviços de saúde em todo o país. Em Conquista são oferecidos os serviços de ambulatório médico, atendimento hospitalar e de emergência e complementação diagnóstica. Com uma infraestrutura que vincula ao mesmo tempo o cuidado humanizado e acolhimento dos pacientes, busca proporcionar maior conforto e bem-estar para os seus pacientes, através da integridade física, privacidade e individualidade e respeito aos valores éticos e culturais.

Para Dudé (PTB), falar da Santa Casa é falar da história de Conquista. “Todos os lugares da cidade em que passamos tem alguém que tenha precisado dessa instituição, ou nascido lá”, disse. Em nome da Câmara Municipal, Dudé se colocou à disposição para lutar pelo desenvolvimento e crescimento ainda maior da instituição. “Esse é o papel do vereador: fomentar e estimular instituições como a Santa Casa. Precisamos avançar”, se comprometeu.

O Diretor Administrativo da Santa Casa, Paulo Godos, afirmou que o hospital é uma causa e destacou a filantropia como sua principal atividade. Segundo ele, mais de 70% dos atendimentos são pelo SUS. Godos afirmou que o trabalho é feito com amor e dedicação para atender a quem mais precisa. Ele ressaltou que o reconhecimento da instituição vem acontecendo com o recebimento de prêmios e honrarias.


O diretor médico da Santa Casa, Sandro Bahia, falou da importância da entidade para sua carreira e demais médicos. Ele conta já em 2005 começou a coordenar a emergência do hospital, e em 2001 se tornou diretor médico. “Me sinto muito orgulhoso em fazer parte da Santa Casa, e desse novo projeto que estamos fazendo: a residência médica. Estamos caminhando para ser um dos maiores hospitais da Bahia”, disse.

O médico Francisco Paulo ressaltou as motivações filantrópicas que levaram à criação da Santa Casa. Ele relatou as etapas que levaram a concretização de um sonho com trabalho, sacrifício e abnegação. Paulo explicou que a Santa Casa viveu exclusivamente de doações até a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) pelo governo federal, em 1977, quando passou a receber outros recursos. Em sua fala, o médico destacou que a longevidade da instituição decorre da dedicação das pessoas que foram se envolvendo no trabalho da Santa Casa ao longo das décadas. Ele frisou que o hospital centenário está entre os melhores da Bahia.

Abimael Brito, provedor da instituição, afirmou se sentir privilegiado por estar à frente da Santa Casa. “Isso foi um dom, uma benção que eu estivesse a frente dela ao longo desses anos”. Ele destaca os relevantes serviços do hospital prestado à Vitória da Conquista e região. “O nosso crescimento se mistura com o desenvolvimento de Conquista”, pontuou. Para ele, mais do que uma instituição de saúde, a Santa Casa fomenta a economia da cidade, gera empregos, é uma instituição forte e que vem crescendo cada vez mais. Ele ressalta também a importância que o Hospital Escola terá para o município. “É um projeto importante para todos, irá extrapolar as fronteiras para todo o país. Pessoas de outros lugares virão fazer residência médica em Conquista. Isso fomenta a economia e o mercado imobiliário”, disse.

Abimael concluiu sua fala dizendo que todos devem ter carinho pela Santa Casa: “Afinal, é um patrimônio de todos nós”, destacou. “Ela precisa ser olhada de uma maneira diferenciada, de ajuda mútua, de colaboração”, completou. O provedor da entidade afirmou também que pretendem se tornar um centro de referência em pediatria, ter um ambulatório mais forte, trazer mais especialidade para o hospital, criar um museu para contar a história da instituição. “Para isso, contamos com o apoio de todos”, pediu.

O secretário de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia, representou o prefeito Herzem Gusmão. O secretário lembrou que seu primeiro filho nasceu na instituição. Correia destacou os valores que permeiam atuação da entidade como a misericórdia, a ética e o trabalho social. Ele frisou que a Santa Casa tem um histórico de serviços prestados à comunidade de Vitória da Conquista e região. O secretário ressaltou mensagem do prefeito à Santa Casa – as portas da Prefeitura Municipal estão abertas à instituição.

Médicos agradecem e parabenizam à Santa Casa - O médico Uagnis Silva de Souza ressaltou que em seu tempo de atuação na Santa Casa testemunhou o empenho de muitas pessoas para o desenvolvimento da entidade. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas como a enfermaria que tratava de queimados.  O médico destacou sua longa passagem pelo hospital. “Tudo que eu tenho, ganhei na Santa Casa”, disse.



Já o médico ortopedista, Dr. João Aragão, reforçou a importância da Santa Casa para a carreira dos médicos. “Raramente um médico não passa por uma Santa Casa de algum lugar do país. São muito importantes para a formação dos médicos do Brasil”, disse. “Para mim, serviu como um aprendizado muito grande. Nas férias eu vinha para cá, queria aprender, atender. Ele falou também sofre o crescimento da instituição em Conquista. “Me lembro do hospital pequeno, e agora somos um complexo hospitalar. A Santa Casa não para, está sempre progredindo”, afirmou.

A médica Maria de Lurdes parabenizou a Santa Casa pelos 103 anos de existência e trabalho prestado à comunidade. Ela atua há anos na pediatria do hospital e festejou a notícia da implantação de uma residência pediátrica. Lurdes frisou que faltam pediatras e uma das causas desse déficit são problemas de relacionamento, sobretudo entre mães, pais e médico. Em sua fala, a médica frisou que a Santa Casa mantém um Grupo de Humanização da Santa Casa que auxilia os funcionários do hospital no dia a dia.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30