Imagem Vereadores destacam aniversário de 103 anos da Santa Casa

Vereadores destacam aniversário de 103 anos da Santa Casa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

07/12/2017 22:30:00

Nesta quinta-feira, 7, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para homenagear a Santa Casa da Misericórdia, que comemora 103 anos nessa semana. A audiência foi uma requisição do vereador Luís Carlos Dudé (PTB) e teve o apoio dos demais colegas.

A Santa Casa de Misericórdia é uma entidade filantrópica que oferece serviços de saúde. No Brasil são mais de 130 unidades da entidade. Em Conquista, são oferecidos os serviços de ambulatório médico, atendimento hospitalar e de emergência e complementação diagnóstica. Com uma infraestrutura que vincula ao mesmo tempo o cuidado humanizado e acolhimento dos pacientes, busca proporcionar maior conforto e bem-estar para os seus pacientes, através da integridade física, privacidade e individualidade e respeito aos valores éticos e culturais. Segundo seus administradores, mais de 70% dos atendimentos são pelo SUS, atendem a quem mais precisa. Durante a audiência vereadores destacaram a atuação da Santa Casa e sua importância para o município.

Para Dudé (PTB), falar da Santa Casa é falar da história de Conquista. “Todos os lugares da cidade em que passamos tem alguém que tenha precisado dessa instituição, ou nascido lá”, disse. Em nome da Câmara Municipal, Dudé se colocou à disposição para lutar pelo desenvolvimento e crescimento ainda maior da instituição. “Esse é o papel do vereador: fomentar e estimular instituições como a Santa Casa. Precisamos avançar”, se comprometeu.

O vereador Rodrigo Moreira (PP) destacou valores que norteiam a atuação da Santa Casa, como misericórdia, fraternidade, irmandade, benevolência e amor. “Isso significa a Santa Casa de Misericórdia”, disse. Ele afirmou que é uma alegria para a Câmara festejar mais um ano de sucesso da entidade centenária. “Ela significa muito para nós”, falou. Ele lembrou que 70% dos atendimentos são destinados para pacientes do SUS, uma demonstração da importância do hospital. O parlamentar parabenizou os administradores da entidade que, com empenho e dedicação, a colocam entre os melhores hospitais da Bahia.

A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) ressaltou o caráter filantrópico da instituição. “Isso significa humanitarismo, um sentimento que faz com que as pessoas ajudem as demais. É atitude de ajudar o próximo e fazer a caridade”, pontuou. Para a vereadora, a Santa Casa representa tudo isso. “Parabenizo mais uma vez, toda a irmandade, todos que passaram pela instituição e aqueles que permanecem fazendo com que ela cresça a cada dia”, concluiu.

O vereador Jorge Bezerra (SD) afirmou que o trabalho da Santa Casa é fundamental para Vitória da Conquista, sobretudo para os pacientes atendidos pelo SUS, sobretudo na parte do Pronto Socorro. Ele destacou que os edis abraçaram a homenagem à entidade centenária, uma proposta de Luís Carlos Dudé (PTB). “Ai de nós se não fosse a Santa Casa”, disse. Ele frisou que a entidade, ao lado do Hospital de Base, é fundamental para a saúde municipal e merecem reconhecimento.

O vereador Gilmar Ferraz (PMDB) parabenizou a administração da Santa Casa pelo seu “desempenho, dinamismo, e compromisso da equipe”. Ela falou também do papel da irmandade na colaboração com a gestão da entidade. “Estamos atendendo a tudo aquilo que somos solicitados, para as aprovações, consultas. A administração sempre leva tudo ao conhecimento de todos, mostrando uma administração com paridade, transparente e respeitada”, disse. “Tenho certeza que com o dinamismo da gestão e com o apoio da irmandade, rapidamente a Santa Casa se transformará em uma faculdade de medicina e formaremos muitos médicos”, afirmou.