Imagem Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara realiza audiência em homenagem ao Dia do DeMolay

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

19/03/2018 23:00:00

Na noite desta segunda-feira (19) a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal do DeMolay (estabelecido pela Lei Nº 1.646/2009), celebrado em 18 de Março. A solenidade foi convocada pelo vereador Valdemir Dias (PT), com apoio da Ordem DeMolay e das lojas maçônicas de Vitória da Conquista.

A audiência foi marcada por grande participação dos jovens dos dois Capítulos que compõem a Ordem DeMolay na cidade: Conquistense e Guardiões do Cruzeiro do Sul.

O vereador Valdemir Dias (PT) iniciou os trabalhos da audiência destacando que a Ordem DeMolay é inspirada na vida e morte do francês Jacques de Molay, assassinado em 1314 por contestar as falsas acusações de prática de crimes. “Jacques DeMolay foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Ele foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores”, contou.

Valdemir explicou que a Ordem DeMolay é uma sociedade de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para os jovens do sexo masculino com idade entre os 12 e os 21 anos.  “É uma instituição que visa desenvolver bons cidadãos, que respeitam as leis, convivem em harmonia com a sociedade, auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens”, frisou.

Durante a audiência pública, a cerimônia ritualística da ordem, foi conduzida pelo Mestre Conselheiro do Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay, Rafael Marques. Em sua fala, ele agradeceu a oportunidade e expor a Ordem DeMolay na Casa do Legislativo Municipal.

O presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay, o Sr. Sebastião Alves da Costa Neto, agradeceu pelo reconhecimento da Câmara à Ordem.  “Esses meninos, como eu fui antes, são o futuro do nosso mundo, do nosso Brasil”, disse. “Precisamos de homens éticas e de força para dar um grande passo no avanço da humanidade”, completou. Para o Sr. Sebastião, seguindo as Virtude Cardiais de um DeMolay este avanço se tornará, em breve, realidade.

O Oficial Executivo da 3ª Oficialaria para o Estado da Bahia, o sr. Jeferson Farias Chagas Neto, reforçou o agradecimento à Casa e ao vereador Valdemir Dias. Ele destacou que umas das melhores ações da Maçonaria foi a criação das ordens. “Que cada DeMolay aqui presente possa colocar em prática os fundamentos que os tonaram homens de bem”, desejou.

O Mestre Conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, Breno, agradeceu a todos pela presença e disse ser uma alegria poder apresentar a Ordem DeMolay na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

A audiência Pública contou também com a palestra “A importância da Ordem DeMolay na Construção dos Homens de Bens”, do Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, o Sr. Társis Valetin Pichemel Alves. Ele apresentou a matriz curricular que orienta a Ordem, a definição de um homem de bem, e o que este precisa fazer para garantir para contribuir com a comunidade: “Ter fé no futuro, possuir pelo sentimento de caridade e amor ao próximo, fazer o bem pelo bem, respeitar nos outros todas as convicções sinceras que eles têm, não ter ódio rancor ou desejo de vingança, ser indulgente para as fraquezas alheias e estudar suas próprias imperfeições e trabalhar sem cessar em combatê-las”, citou.

Pichemel destaca que a Ordem DeMolay é uma escola de liderança e de cidadania. “E nela temos a filosofia da nossa doutrina, e a caridade e filantropia como auxiliares desse eixo central”, disse. Ele frisa também a importância dos três baluartes da Ordem: A Bíblica Sagrada, o Livro Escolar e a Bandeira Nacional. “Sob o nosso altar está representado a Liberdade Religiosa, intelectual e Civil, em torno das sete luzes. Iluminados nos colocamos em defesa das nossas liberdades”, afirmou. “Vocês jovens precisam ser bons cidadãos para serem bem visto pelos homens de bem e se tornaram um deles”, completou.

Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP13 - Homofobia: Conscientização, inclusão e respeito

Veja mais episódios