Imagem Cori parabeniza profissionais da educação e destaca importância da categoria

Cori parabeniza profissionais da educação e destaca importância da categoria

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

12/08/2020 10:40:00


Na sessão ordinária transmitida virtualmente nesta quarta-feira, 12, o vereador Prof. Cori (PT) iniciou seu pronunciamento dedicando-o ao Dia do Profissional da Educação, comemorado no último dia 06 de agosto. O parlamentar ressaltou que o dia foi instituído nacionalmente pela Lei 13.054/2014, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), contemplando todos os que ministram aula e os que atuam em gestão escolar e orientação pedagógica.

Cori ressaltou que os profissionais da educação devem estar constantemente se atualizando e isso implica em muitos estudos, além de conhecer os alunos e saber seu papel na sociedade. “O profissional deve preparar os alunos para viverem numa sociedade que passa por mudanças constantemente”, comentou.

O vereador disse que todos os trabalhadores da educação devem contribuir com a melhoria da sociedade, mas salientou que há a necessidade do incentivo político. “O educador é o mediador do conhecimento e contribui para a formação humana”, disse.

Por fim, Cori afirmou que o educador deve proporcionar o aprendizado, o gosto pelo conhecimento e o respeito ao próximo, assim como a escola deve ter como meta a formação de valores e a cidadania. “Valorize, respeite e reconheça o trabalho dos profissionais da educação”, disse. 

Segue a íntegra do discurso do vereador:

“Com a criação e aprovação pela Câmara dos Deputados da Lei 13.054, e sancionada pela Presidente da República, no dia 22 de dezembro de 2014, foi criado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, em todo território nacional, a ser comemorado anualmente no dia 6 de agosto. 

Profissionais da educação são todos que ministram aulas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, como também os que atuam na gestão escolar e orientação pedagógica. Importante observar que a realidade desses profissionais é muito diferente de algumas décadas atrás. Atualmente, os profissionais devem estar se atualizando, constantemente, para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos, e isso implica diretamente em muitos estudos, em conhecer seus alunos e refletir sobre seu papel na sociedade. 

Vivemos na “sociedade do conhecimento”, onde se vivencia um estado de muita tensão por conta dos desafios que são impostos no dia a dia. Dessa forma, deve-se preparar os alunos para viverem numa sociedade que passa por inúmeras mudanças, e para serem capazes de enfrentar os desafios que se apresentam em suas vidas. Observa-se que os profissionais da educação são provocados a contribuir para ajudar a melhorar a sociedade, mas isso só é possível quando há o compromisso político-social na atividade educacional, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade justa, humana e igualitária. 

Para ensinar é necessário que se tenha formação específica, que considere o processo de ensino e aprendizagem, um processo de formação humana. O educador ou professor é considerado como um mediador do conhecimento, porém para se praticar uma pedagogia de qualidade é necessário priorizar o desenvolvimento humano, o respeito as diferenças, as pessoas e a vida. 

Ser educador, além de desempenhar sua profissão com habilidades interpessoais, competências e controle emocional, deve proporcionar ao seu alunado não só o aprendizado, mas o gosto em adquirir o conhecimento e respeitar o próximo, respeitar a vida. 

O educador deve considerar a questão emocional do seu alunado, visto que de nada adianta adquirir conhecimento e quando se deparar com o mundo lá fora ser um indivíduo agressivo e desumano. A formação de valores juntamente com a cidadania é a principal meta de uma escola realmente democrática, popular e que prepara o aluno para a vida, desde a infância, a sua fase adulta. 

Um profissional da Educação, transforma seu ofício em carreira, o exercício do magistério em sua profissão, caracterizando-se assim como um profissional da educação. 

Valorize, respeite e reconheça o trabalho de todos os profissionais da educação que são essenciais para a formação do ser humano e para se viver em sociedade. São eles: Professores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, monitores, supervisores de ensino, dentre outros. Lembre-se, educação é conhecimento, e por isso, se torna o principal meio para resolução de diversos problemas que afligem um país e para viver humanamente em sociedade.

Disse o mestre, Anísio Teixeira: ‘Educar é crescer, e crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra’. 

Parabéns a todos profissionais da educação!!!”

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30