Imagem Situação das ciclovias é tema de audiência pública na próxima segunda-feira, 19

Situação das ciclovias é tema de audiência pública na próxima segunda-feira, 19

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaRicardo Babão

17/04/2021 11:02:00


Uma audiência pública proposta pelo mandato do vereador Ricardo Babão (PCdoB) vai debater, na próxima segunda-feira, 19, às 19h, a situação das ciclovias e a prática do ciclismo em Vitória da Conquista. O evento será realizado pela Câmara Municipal, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), com transmissão pelas redes sociais. 

A cada dia, a prática do ciclismo vem crescendo em Vitória da Conquista com ativa participação de homens e mulheres. Não se sabe ao certo quantas pessoas praticam esse esporte no município, mas acredita-se que o número seja superior a 10 mil. Essa estimativa não leva em conta as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, e sim àquelas que participam de competições de ciclismo, seja nas modalidades pista, mountain bike, estrada, BMX (bicicross ou triatlo).

Segundo o vereador Ricardo Babão, a maioria dos locais utilizados pelos ciclistas não oferece a mínima segurança para os atletas, e nem para quem utiliza a bicicleta no dia a dia como opção de transporte. “Eles têm que dividir a ciclovia com pedestres, os motoristas não respeitam e a quantidade de ciclovias e ciclofaixas é insuficiente para atender a esse público”, disse, acrescentando: “O Poder Pública precisa entender que Vitória da Conquista cresceu de forma acelerada, somos uma metrópole ainda não reconhecida, não somos uma cidadezinha do interior”, reforçou. 

Até 2014, conforme o site da Prefeitura Municipal, Conquista tinha pouco mais de 25 Km de ciclovias e ciclofaixas. Para o vereador, pelo tamanho da cidade que tem mais de 340 mil habitantes, é uma quantidade muito pequena e realmente não atende à demanda crescente. “Nós temos um trânsito caótico, um transporte público ineficiente, muitos veículos circulando na cidade, o preço do combustível lá em cima, ou seja, a bicicleta, além de favorecer a prática esportiva, é uma válvula de escape para o trabalhador. A cidade precisa de mais ciclovias para o ciclista trabalhador e para quem pratica o ciclismo por esporte”, destacou. 

Indicação

Na próxima segunda-feira, 19, às 9h, durante a Sessão Ordinária da Câmara, o vereador Ricardo Babão vai apresentar uma indicação à Prefeitura Municipal, pedindo a transferência da ciclovia da parte interna do Parque Lagoa das Bateias para a pista (rua) que circunda a área.  

De acordo com Babão, centenas de pessoas fazem caminhadas, corridas e ciclismo naquele local, dividindo o espaço que se tornou pequeno nos últimos anos. A ciclovia destinada aos ciclistas, segundo a justificativa, foi tomada pelos pedestres, e os esbarrões e atropelos têm sido cada dia mais frequentes. “Nossa sugestão é que uma nova ciclovia seja feita na pista que circunda a lagoa. É uma rua bastante ampla, de mão única e não oferece riscos aos ciclistas. Eu acredito que essa medida dará mais espaço e liberdade para os ciclistas”, concluiu.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30