Imagem Vereadores visitam Hospital Esaú Matos para verificar irregularidades apontadas em auditoria

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaMárcia Viviane Comissão de Saúde e Assistência SocialComissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da MulherRicardo Babão

28/09/2021 14:44:00

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes do Conselho Curador, membros da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e as comissões de Saúde e Assistência Social e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher, da Câmara Municipal, participaram de uma visita às instalações do Hospital Esaú Matos nesta terça, 28.

Representaram a Câmara, a vereadora Viviane Sampaio (PT), presidente das comissões, e Ricardo Babão (PCdoB), membro da Comissão de Saúde. A visita foi um encaminhamento da reunião realizada no dia 16, quando os diretores da Fundação apresentaram justificativas para os problemas apontados na auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, entre outubro de 2017 e março de 2018.

De acordo com a vereadora Viviane, “essa visita é uma continuidade do nosso trabalho de apuração e fiscalização a partir das não-conformidades apresentadas pelo Relatório da Auditoria Nº 4.384. Nosso objetivo foi fazer uma vistoria in loco, principalmente para observar a estrutura física e algumas questões documentais”.

Para o vereador Ricardo Babão, a vistoria se faz necessária para garantir o bom funcionamento da instituição e a qualidade do serviço prestado à comunidade. “A Comissão de Saúde e a de Direitos Humanos têm atuado verdadeiramente na garantia de direitos, esse é o papel da Câmara e do vereador”, disse.

Durante a visita, os vereadores conversaram com pacientes, funcionários, verificaram documentos e protocolos, observaram as condições de equipamentos, de estoques e estiveram nos diferentes ambientes do hospital, incluindo o Banco de Leite e a área externa, onde são depositados os resíduos sólidos.

Ao final da visita, os vereadores identificaram que algumas das não-conformidades já foram sanadas, mas outras ainda dependem de adequações, como melhorias na estrutura física, implantação de protocolos e o manejo correto dos resíduos sólidos.

Agora, as comissões da Câmara e os conselheiros irão se reunir para finalizar um relatório que deve ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Março 2024