Imagem Câmara debate maus-tratos contra animais em audiência nesta quinta-feira

Câmara debate maus-tratos contra animais em audiência nesta quinta-feira

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaDelegado Marcus Vinicius

08/12/2021 09:03:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promove nesta quinta-feira, 09, uma audiência pública para debater os maus-tratos praticados contra os animais. Além disso, a iniciativa do vereador Delegado Marcus Vinicius  (PODEMOS) também luta pela criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no município.

A luta contra os maus-tratos a animais tem sido uma das bandeiras do proponente da audiência, que também é delegado no Município de Vitória da Conquista. Em março deste, uma ação da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), coordenada pelo delegado e vereador Marcus Vinicius, resgatou 46 cachorros que viviam em situação de maus-tratos. Os animais estavam na casa de uma mulher de 56 anos, no bairro Bem Querer. Ela foi presa em flagrante. A prisão ocorreu após denúncias encaminhadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública, dando conta de que a suspeita agredia os cães. Os animais, a maioria filhotes de raças diferentes, estavam confinados em ambientes sujos e com pouca iluminação.

Outra luta do vereador é dar celeridade à implantação do Centro de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e que atua no combate à doenças transmitidas por animais, como roedores, morcegos, pombos, baratas, mosquitos, dentre outros, além controlar a população de gatos e cães. Algumas das zoonoses transmitidas e que podem levar o homem à morte são leptospirose, Doença de Chagas, febre maculosa, raiva e dengue.

Além de cuidar das epidemias, o CCZ também retira os animais das ruas, com as chamadas “carrocinhas”. O CCZ já tem recursos aprovados, por meio de emendas parlamentares, conforme informado pelo vereador.

Data: 09 de dezembro

Local: Câmara Municipal - Plenário Carmen Lúcia