Imagem Membros da Comissão de Saúde visitam SAMU 192

Membros da Comissão de Saúde visitam SAMU 192

Márcia Viviane Chico EstrellaRicardo Babão

04/03/2022 09:00:00

A Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, presidida pela vereadora Viviane Sampaio (PT), e composta pelos demais membros Chico Estrella (PTC) e Ricardo Babão (PCdoB), realizou na manhã desta quinta-feira (03), uma visita ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) 192. O objetivo da visita foi fiscalizar as atuais condições do atendimento à população e a oferta do serviço de transporte de pacientes entre hospitais.

Ao iniciar a fala, a presidente da comissão, a vereadora Viviane Sampaio (PT), explicou que ela acolhe todas as denúncias e demandas que chegam dos usuários do SUS na cidade, mas busca primeiro apurar todos os lados antes de qualquer atitude. “Esse é o nosso papel. Temos essa responsabilidade de fiscalizar, mas é preciso saber o que realmente está acontecendo até para poder encaminhar sugestões de melhorias ou mesmo iniciar algum tipo de procedimento administrativo”, ressalta.

O coordenador médico do Serviço de Emergência, Dr. Sandro Bahia, falou da realidade do transporte de pacientes entre hospitais e citou as portarias que estabelecem os critérios e procedimentos que devem ser seguidos na rotina. “A nossa prioridade é atender na rua. Precisamos estabelecer prioridades entre o que é, e o que não é responsabilidade do 192. Existem casos, por exemplo, em que existe apenas um médico numa cidade pequena e, nisto, precisamos pensar em toda a logística para atender a demanda daquele paciente”, disse.

A coordenadora geral do SAMU, Gileane Santana, e o coordenador de enfermagem, Gustavo Cabral, também participaram da reunião. “É preciso bom senso e estratégias para saber o que é prioridade, já que são muitos pacientes transportados diariamente e, por exemplo, só aqui na sede, em Conquista, nós temos vários hospitais que o Serviço de Emergência atende”, lembrou Gustavo.

Membro da comissão, o vereador Ricardo Babão (PCdoB) exemplificou uma situação de emergência presenciada por ele e falou que a falta de informações por parte dos pacientes, muitas vezes, dificulta o atendimento. “Quando presenciei este caso, achava que era responsabilidade do SAMU, mas não era, o hospital que precisava fornecer o serviço e a paciente não sabia”, disse.

Na ocasião, os vereadores aproveitaram para verificar as estruturas e instalações do local, bem como as demandas dos profissionais de saúde que atuam no SAMU.

O vereador Chico Estrella (PTC), líder do Governo na Câmara e membro da comissão, fiscalizou as acomodações do prédio e destacou a necessidade urgente de uma reforma e ampliação do local. “A qualidade acaba sendo comprometida por conta das limitações estruturais, e essa realidade precisa ser mudada. Nós, enquanto representantes do povo, precisamos viabilizar ações para a reforma do local”, salientou.

O SAMU 192 foi implantado em Vitória da Conquista em 2004. Em 2011, o serviço passou a ser regional, sendo expandido para novos municípios. Atualmente, a cobertura abrange, além de Vitória da Conquista, as cidades de Itororó, Macarani, Jânio Quadros, Belo Campo, Poções, Cândido Sales, Itambé, Anagé, Maetinga, Itapetinga e Condeúba.