Imagem Em reunião na Câmara Municipal, Conselho de Cultura pede mais recursos para o segmento

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos Dudé

10/03/2022 16:00:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu nessa quinta-feira, 10, a visita de dois representantes do Conselho Municipal de Cultura: o presidente, jornalista Jeremias Macário, e o secretário do conselho, Marley Vital. O encontro serviu para espelhar demandas e estreitar as relações entre o Poder Legislativo e a entidade.

Entre as demandas apresentadas está a alocação de mais recursos para a cultura. Segundo Jeremias Macário, o fundo que existe hoje “ainda é pouco e deixa a desejar”. Ele disse que são necessários mais recursos para realizar eventos e atividades culturais no município.

Outros pontos abordados na reunião foram a reforma do Teatro Carlos Jeová e do Mercado Municipal de Artesanato, e a criação do Plano Municipal de Cultura. “Nós estamos dando o primeiro passo para a criação desse plano. Ele vai nortear as diretrizes da cultura em Vitória da Conquista, através de uma fundação cultural.  O conselho está trabalhando nesse sentido”, afirmou Macário.

Para o secretário do Conselho Municipal de Cultura, Marley Vital, a reunião foi produtiva e obteve uma sinalização positiva da presidência da Casa para dar apoio às ações da entidade. Segundo ele, essa parceria com o Legislativo é muito importante para a cultura conquistense, porque além de a voz do povo estar sendo representada, ajuda a nortear as ações do conselho.

De acordo com Vital, a classe artística precisa retornar às atividades e ressaltou que muitos não tiveram condições de trabalhar durante o pico do período pandêmico. No entanto, segundo ele, existe a esperança de  conseguir mais recursos para a cultura conquistense.

O secretário também disse que Conquista é um celeiro cultural em qualidade, quantidade e diversidade.  Dentre do universo artístico-cultural, o município conta com 1.700 artistas e pessoas ligadas à cultura. Esse dado foi obtido por meio do censo cultural realizado no município e tem servido de base para a publicação de editais e chamamentos, facilitando a comunicação com a categoria.

O secretário destacou ainda a visita recente de representantes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à cidade de Vitória da Conquista, oportunidade em que o Conselho de Cultura e a Secretaria de Cultura mantiveram contato com a classe artística, do eixo de artes visuais, para que a categoria pudesse participar das reuniões realizadas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. “Foi visita muito importante. Eles também visitaram uma exposição de arte na Casa Memorial Régis Pacheco e o acervo  da artista plástica Edméia de Oliveira”, relatou.

O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), disse que esse é um bom momento para se discutir cultura em Vitória da Conquista, tendo em vista a presença de nomes como os do cantor Xangai, e do professor Edgard Larry, no Governo Municipal, e uma Câmara comprometida com os interesses de todos os segmentos. Ao final, propôs a realização de uma audiência pública para discutir as demandas da cultura conquistense. “A Casa do Povo é parceira da sociedade conquistense e estará sempre buscando solução para os problemas”, concluiu.