Imagem  Bibia cobra fiscalização na abertura de poços artesianos e pede respostas da Cerb para obras não concluídas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaMDBEdjaime Rosa - Bibia

13/04/2022 10:40:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 13, o vereador Edjaime Bibia (MDB) destacou a necessidade de ações para o fornecimento de água na Zona Rural. Ele ressaltou a abertura de poços artesianos, por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), e cobrou maior fiscalização das obras realizadas pelo Governo do Estado. “Centenas de poços artesianos foram perfurados e, mesmo assim, continuam sem uso”, afirmou.

Ele citou, como exemplo, um poço artesiano no povoado de Rancho Alegre, na região do Iguá. “Lá tem duas caixas de 20 mil litros abandonadas na estrada e com o povo sofrendo com a falta de água. A comunidade continua sendo assistida por carro pipa e todo o investimento que foi feito na abertura do poço artesiano foi perdido”, lamentou o vereador.

O vereador destacou a necessidade de realizar um levantamento para saber quantos poços artesianos foram abertos pela Cerb e quantos necessitam de intervenção. “Eu gostaria que nós, vereadores, fizéssemos uma visita a todos os poços artesianos na Zona Rural, realizando um levantamento para retratar melhor essa realidade”, afirmou. Ele concluiu pedindo o apoio de todos os vereadores nessa reivindicação. “A Cerb precisa ser cobrada. Não é justo permitir a abertura de poços artesianos se esses equipamentos não vão servir à população”, afirmou.

Bibia prometeu levar essa reivindicação para Audiência Pública que vai tratar sobre agricultura familiar e as demandas do campo.