Imagem Estudantes da Fainor visitam Memorial Câmara

Estudantes da Fainor visitam Memorial Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuis Carlos DudéEdivaldo Ferreira Jr.

20/05/2022 16:44:00

Na manhã desta sexta-feira, 20, um grupo de estudantes do Curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), acompanhado pelo ex-vereador, advogado e professor de Ciência Política, Edivaldo  Ferreira Júnior, visitou as instalações da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

A visita começou pelo Memorial Câmara, onde os estudantes conheceram a história da Câmara, a primeira Lei Orgânica, algumas das personalidades políticas do município, entre outros fatos que fazem parte do processo de formação do município de Vitória da Conquista. Os dados históricos foram apresentados pela historiadora, servidora da Casa e responsável pelo Memorial, Fabiana Prado.

Segundo Edivaldo Ferreira Júnior, a visita foi realizada para que os estudantes pudessem perceber a importância do Poder Legislativo em nível municipal, visto que, dentre a representação parlamentar de senadores, deputados e vereadores, o último é o que está mais próximo da população. Outro ponto levantado pelo advogado é o conhecimento da história legislativa de Conquista. “Antes de assistir a sessão no plenário, fizemos uma visita ao Memorial para entendermos a história do nosso município, a primeira lei orgânica, dentre outros”, disse.

Ferreira Júnior também falou da experiência dos alunos em fazer uso da Tribuna Livre, porque é onde os cidadãos podem expor as demandas e criticar os poderes Legislativo e Executivo. “É a partir daí que os alunos entendem, de forma efetiva, como funciona o Poder Legislativo”, afirmou.

Representando os colegas presentes no Plenário Carmen Lúcia, a estudante do primeiro semestre do Curso de Direito, Alba Célia, falou da importância de estar presente na sessão para entender como funciona o Poder Legislativo Municipal. “É muito importante essa visita para todos nós”, explicou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Dudé (MDB), receber estudantes na Casa do Povo é importante no que diz respeito à conscientização política desse público, e o espaço da tribuna deveria ser ocupado mais pelos jovens, porque é onde a população pode usar a voz para cobrar, criticar e elogiar, além de participar do debate político na cidade.