Imagem Dia do Gari é comemorado em audiência pública na Câmara

Dia do Gari é comemorado em audiência pública na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAlexandre Xandó

31/05/2022 11:28:00


Comemorado no dia 16 de maio, o Dia do Gari ganhou um espaço de destaque na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 31, com a realização de uma audiência pública, proposta pelo mandato do vereador Alexandre Xandó (PT). A audiência contou com a participação de garis, representantes dos sindicatos e população em geral.

O vereador Alexandre Xandó (PT) ressaltou a importância de o Poder Legislativo ouvir a categoria. “Esse momento é de visibilidade para todos vocês, que são exemplos de cidadãos. Literalmente, faça sol ou faça chuva vocês estão cuidando da nossa cidade, e merecem ser valorizados”, disse o parlamentar. “É um momento de levantar demandas”, apontou Xandó, estimulando os garis e margaridas a apontarem melhorias nas condições de trabalho.

Reconhecimento - José Carlos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (Sindlimp Sul), parabenizou o vereador pela realização da audiência e pela constante valorização que o mesmo vem dando à categoria. “É importante o reconhecimento que temos por parte de um advogado, um lutador que sempre busca melhorias para a categoria”, falou.

Respeito aos Garis - O representante do Sindlimp Sudoeste, Luciano Souza, cobrou mais respeito da Prefeitura Municipal, que, além de não mandar sequer um representante, não quis que os garis participassem da audiência pública. “Essa prefeitura não queria deixar vocês estarem aqui nesse dia de hoje. Essa prefeitura precisa olhar o gari de frente, respeitar”, cobrou Luciano.

Ele apontou ainda que a prefeitura, em muitos locais de trabalho, não oferece condições mínimas de conforto para os trabalhadores da limpeza realizarem seu serviço. “A nossa cidade ainda não valoriza esses trabalhadores. São poucas as praças que têm um banheiro para esses trabalhadores fazerem suas necessidades”, apontou o sindicalista, cobrando providências.

Estes profissionais precisam ser valorizados – Marcelo Lopes, gerente de base da Empresa Torre, iniciou a fala saudando os presentes na audiência e ressaltou que, embora o momento seja para homenagear os garis e margaridas, esses profissionais precisam ser valorizados e respeitados todos os dias, pela dedicação incansável em manter a cidade limpa. “Nós sabemos que os garis e margaridas enfrentam sol e chuva diariamente e, consequentemente, existe risco à saúde. Em nome da empresa Torre, eu quero agradecer a todos os trabalhadores por realizar o trabalho de forma segura e ética. Através de vocês, nós temos cumprido a nossa missão, que é buscar a satisfação e credibilidade da população de Vitória da Conquista”, encerrou.

Falta valorização da categoria – Venâncio Ladeia defendeu ações em escolas e na sociedade em geral para valorização dos garis e catadores. Ele lembrou que na pandemia, os garis estiveram na linha de frente, mantendo a cidade limpa, apesar dos riscos de contaminação. Mas Venâncio avalia que esse trabalho foi esquecido. Ele ainda falou da diferença entre lixo e resíduo e da necessidade de levar informações à população para o correto descarte de resíduos, de forma que a segurança do gari seja garantida e o reaproveitamento seja feito.

Em sua fala, Venâncio também comentou a situação da destinação de resíduos da construção civil em Conquista. Segundo ele, existem mais de 500 pontos irregulares de descarte, o que representa um risco para a população. Venâncio afirmou que esses locais acabam sendo usados para outros tipos de descarte, atraindo animais peçonhentos, por exemplo. Ele aponta que assim como os resíduos domésticos, o que a construção civil produz deve ser descartado de forma correta ou ser reaproveitada na própria construção civil.

Importância dos garis - O secretário-geral do Sindlimp Bahia e vereador na cidade de Salvador, Luiz Carlos Suíca, agradeceu a Xandó por todo emprenho e dedicação com a categoria. “É na política que definimos o que queremos, se queremos mais saúde, mais educação, mais segurança e é na política que conseguimos escolher nossos quadros de representantes”. Ressaltou que quando se para a limpeza urbana de qualquer cidade, “afetamos diretamente os pretos e pobres”, e disse que é preciso ter o ponto de vista do que é essencial. “Somos importantes, sim. Queríamos ter um salário melhor, uma saúde melhor, às vezes o trabalhador é jogado na varreção, mas se sente feliz na coleta e isso é porque não somos ouvidos”.

O vereador falou ainda da luta por mais espaços para as mulheres na limpeza urbana. “Hoje, o mundo inteiro fala do gari, mas a profissão é antiga”, lembrou, informando que o Sindlimp está fazendo um livro e um documentário para não deixar a história acabar. Ele também lembrou da luta pela prioridade na vacina: “Foi preciso correr todo o estado para que os nossos garis não morressem. Precisamos ter espaço em todos os locais, por isso o dia 16 de maio representa dia de luta e reflexão para o que queremos para a nossa categoria”, finalizou.

O gari Léo Santos ressaltou que os profissionais não devem ser lembrados somente no Dia do Gari, mas que a valorização da categoria deve ser feita todos os dias. “Por mais que tenhamos dificuldades, você não vê um gari triste, eu tenho o maior orgulho de vocês pelo que fazem. Eu amo essa profissão e agradeço a Deus pela oportunidade de estar na Empresa Torre”, disse. O profissional ressaltou o desejo de ter um representante da categoria no Legislativo conquistense. “Queremos ver um gari vereador em Vitória da Conquista para que possa nos representar. Nós somos agentes de saúde e estamos em todos os lares durante a semana. Se não fosse o gari, quem iria realizar esse trabalho tão importante de limpeza?”, questionou. Por último, ele pediu que os colegas nunca deixem ninguém desvalorizar o trabalho feito pelo gari e cumpram a missão com alegria e orgulho.

O gari Irani Fiel falou das dificuldades enfrentadas com a discriminação. Ele também defendeu a eleição de um gari vereador. Fiel parabenizou a categoria e disse que são profissionais que atuam com alegria e profissionalismo.

Já o gari Israel Mike lembrou da discriminação que os garis sofrem nas ruas: “Às vezes nem água servem pra gente”. Ele finalizou agradecendo os colegas pela companhia diária e pediu mais respeito para com a categoria.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30