Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Demandas voltadas para saúde e Zona Rural são debatidas na Câmara

SESSÃO ORDINÁRIA: Demandas voltadas para saúde e Zona Rural são debatidas na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

24/08/2022 11:50:00


Mais investimentos na saúde, visitas a localidades da Zona Rural, cobranças à Via Bahia e denúncia de feminicídio foram alguns dos temas que nortearam a sessão ordinária realizada na Câmara municipal de Vitória da Conquista na manhã desta quarta-feira, 24. Após votação de projetos, requerimentos e indicações, os vereadores usaram a tribuna para cobrar ações que possam melhorar a vida da população.

Descaso da Via Bahia – O vereador Hermínio Oliveira (PODE) voltou a cobrar ações efetivas da Via Bahia, concessionária responsável pela BR 116, trecho que vai de Salvador até a divisa com Minas Gerais. Ele falou que a empresa só trabalha na região metropolitana de Salvador e que o trecho da BR que corta a cidade de Conquista está abandonado. Cobrou a construção dos viadutos e passarelas para que mortes deixem de acontecer no local. “Vidas estão sendo perdidas pela irresponsabilidade dessa empresa, que é omissa, só pensa em aumentar o valor das tarifas e não investe na região”, lamentou.

Mais uma vítima de feminicídio – A vereadora Viviane Sampaio (PT) lamentou que nesse mês de agosto Conquista tenha registrado o seu primeiro feminicídio do ano. O crime aconteceu na noite de segunda-feira, 22. Lorrane Silva Santos, de 31 anos, foi encontrada morta dentro de casa. As guias periciais foram expedidas e o corpo removido para o IML. De acordo com a polícia, o laudo de necropsia apontou que ela foi morta por esganadura. “Infelizmente o seu companheiro a vitimizou. Mais uma mulher foi vítima do machismo. Lamentamos muito. As políticas públicas ainda falham muito”, apontou Sampaio.

Presença do Executivo na Zona Rural - O vereador Augusto Cândido (PSDB) iniciou sua fala descrevendo a situação da ponte que fica no bairro Santa Marta que, de acordo com ele, tem sido um local perigoso para os moradores. Ele destacou também a visita feita à região da Gameleira onde, segundo ele, o sub prefeito está realizando o patrolamento da região, mas existe um buraco que precisa ser fechado. “Estive visitando também o povoado de Matinha onde existe um posto de saúde em que restos de animais são encontrados no fundo do posto. Será que o cidadão da Matinha merece um tratamento diferenciado ou pior?”, questionou. Por último, o vereador falou sobre a visita no posto de saúde de Inhobim, onde o descaso permanece pela falta de profissionais no local: “Cadê o Executivo? Eu conversei com enfermeiras e médicos e as queixas são as mesmas. Faltam profissionais que atendam a população”.

Esaú Matos precisa de um centro para tratar fissura labiopalatina – O vereador Subtenente Muniz (Avante) afirmou que trabalha para ajudar as comunidades, independente de oposição ou situação. Ele agradeceu a presença do público na audiência sobre fissura labiopalatina, iniciativa de sua autoria. Muniz ressaltou que a cirurgia de correção dessa anomalia é feita no Hospital Esaú Matos, mas que o órgão necessita de uma equipe multidisciplinar para ampliar o atendimento. Ele aposta na instalação de um centro no hospital para atender a essas pessoas, não só as de Conquista, mas também da região Sudoeste.

Trabalho em prol dos autistas – O vereador Orlando Filho (PRTB) ressaltou a importância de usar a tribuna da casa para se comunicar com a população. Lembrou que o momento político que o país vive é renovação, de se posicionar com a verdade e com a transparência para que a população possa ser beneficiada. Falou que seu mandato vem trabalhando em prol das crianças autistas, buscando investimentos para tratamentos e citou o projeto de lei que dá a mães e pais de crianças autistas, que  são funcionários públicos, o direito a redução da carga horária de trabalho, sem redução de salário, para que possam dar continuidade ao tratamento dos filhos.  

Atenção à saúde - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou que a Saúde é uma das áreas que seu mandato tem dedicado atenção. Ele apontou que uma série de problemas já foram identificados e comunicados à prefeitura. “Tudo isso que está acontecendo, as dificuldades, passamos todos os relatórios para a secretária, para a própria prefeita. A gente vem cobrando”, contou Babão. Ele revelou que em breve um posto de saúde será construído no Ibirapuera, com licitação a ser realizada até o final do ano.

Redutores de velocidade na região de Cabeceira - O vereador Adinilson Pereira (MDB) destacou a reunião com a prefeita Sheila Lemos (União), em que foi apresentada as demandas do bairro de Lagoa das Flores. “Sabemos das chuvas que atingiram a Lagoa das Flores no final do ano passado, que prejudicaram tanto a estrutura das ruas. Sabemos também das dificuldades que o bairro enfrenta desde sua criação, sem nenhuma estrutura, mas não podemos deixar de cobrar ações para a localidade”, disse. Ele falou também sobre a necessidade de esgotamento sanitário no bairro e, por último, relembrou o compromisso do diretor da Empresa Municipal de Urbanização – EMURC, Diego Gomes,  com a construção de redutores de velocidade na região de Cabeceira: “Será que vai ser preciso acontecer mais um acidente em Cabeceira para despertar o Poder Executivo? Falta sete dias para que o mês de agosto acabe e o diretor da EMURC fez o compromisso de construir os redutores ainda neste mês, espero que nossas solicitações sejam atendidas”, finalizou.

Projeto de construção de escola em Inhobim avança – Valdemir Dias (PT), Líder da Bancada de Oposição, falou da audiência em homenagem aos 20 anos da Cotefave, realizada ontem na Câmara. Ele destacou que a entidade presta auxílio relevante a pessoas dependentes químicas. Dias também relatou visita ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) 20 para discutir o projeto de uma escola de ensino médio no distrito de Inhobim. Ele explicou que o governo estadual já fez o projeto e a desapropriação do terreno, onde a escola será construída, foi aprovada. O próximo passo é a licitação para escolha da empresa que fará a obra. O vereador ainda destacou os projetos de reforma e ampliação da escola Padre Palmeira, na Urbis V, e da construção do Complexo Poliesportivo Educacional da Zona Oeste. Em sua fala, criticou a prefeitura por não cumprir as emendas impositivas dos vereadores e não fazer a ligação de luz dos refletores do Campo do Moita, mesmo sendo uma obra executada pela comunidade. Neste caso, ele afirma que se trata de perseguição, já que a ligação foi um pedido seu. Valdemir frisou que a Câmara “não é um puxadinho da prefeitura”. 

Representatividade - Chico Estrela (PTC) falou da importância de eleger pessoas comprometidas com a cidade e lamentou a falta de representatividade de Conquista no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia. Lembrou da conquista do anel viário para a cidade e questionou “por quantos anos ainda vamos ter que esperar para ver a representatividade de nossa cidade trazer obras importantes para o desenvolvimento local?”. Lamentou a falta de água no município e a falta de recursos para construção da barragem.

Representatividade política - O vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE) destacou a importância de Conquista ter maior representatividade política na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados para que a cidade receba mais investimentos. “É fundamental para o crescimento de qualquer região”, avaliou o parlamentar.

Feminicídio - O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) falou inicialmente sobre a campanha ‘Agosto Lilás’, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. Ele destacou também a comemoração dos 16 anos de criação da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha e, neste contexto, lamentou o feminicídio da cabeleireira Lorrane Silva, 31, que foi morta pelo companheiro na última segunda-feira (22). “Queremos nos solidarizar com os moradores do distrito de São Sebastião por essa perda irreparável, o falecimento da amiga Lorrane. Aproveito o ensejo para dizer que eu sentir falta da luz lilás no prédio da prefeita para caracterizar a campanha Agosto Lilás pelo viés educativo”, disse. Por último, o vereador destacou a importância de educar as crianças e adolescentes para se combater o machismo e dar visibilidade as mulheres: “A mulher tem capacidade de estar onde ela quiser”.

Conquista precisa de união para eleger representantes – Edjaime Rosa Bibia (MDB), Líder da Bancada de Situação, falou do contexto político e eleitoral. Ele ainda ressaltou sua trajetória de 22 anos na Câmara e os nomes que apoiou para deputado estadual e federal. Ele conclamou a Casa a ter união para eleger nomes de Conquista para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Melhorias em Queimadas – O vereador Nildo Freitas (PSC) relatou a visita que fez à região de Queimadas, onde foi analisada a situação das estradas, roçagem na localidade e agricultura familiar na região. Falou da instalação de um consultório odontológico para a população e da aquisição de máquinas, por parte da prefeitura, para realização do trabalho de poda e roçagem. Anunciou ainda a reforma do posto de saúde de Matinha que, segundo ele, irá beneficiar toda a população e contou sobre a feira de saúde que acontecerá na localidade de Queimadas, com vacinação, atendimento médico, odontológico, entre outros serviços.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30