Imagem Audiência pública discute Dia do Administrador

Audiência pública discute Dia do Administrador

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

08/09/2022 22:25:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, na noite desta quinta-feira, 8, uma audiência pública para homenagear o Dia Nacional do Administrador, comemorado em 9 de setembro. A audiência foi proposta pelos vereadores Valdemir Dias (PT) e Fernando Jacaré (PT), reunindo profissionais e estudantes durante o debate.

O vereador Fernando Jacaré (PT) foi quem abriu as discussões, compondo a mesa de honra. Ele destacou a importância do administrador e das funções exercidas por esses profissionais. “Nossa área é extremamente vasta. È uma profissão que exige dos administradores a capacidade de se adequar aos desafios a serem enfrentados no exercício profissional”, declarou.


A administração é para o administrador – O também administrador por profissão, Valdemir Dias, agradeceu a presença dos colegas de profissão e estudantes de administração nessa audiência pública e disse que “sempre quis ser administrador. Tinha essa vocação e consegui”. Enquanto discursava, falou que o curso de Administração é um dos mais antigos da cidade e que o ato de “administrar é para o administrador”. Outra questão pautada pelo vereador é sobre a importância desse profissional para as instituições públicas e privadas, porque o seu papel é importante em qualquer lugar. Dias ainda falou que é preciso fortalecer o concelho regional de administração e contou um pouco da sua experiência enquanto administrador na secretaria de Educação do município.

O significado e a importância do administrador para pessoas e organizações – O coordenador do curso de Administração da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), professor Marcelo Nogueira, parabenizou a Câmara por essa iniciativa e destacou as questões de responsabilidade técnica e a necessidade de reinvenção constante do administrador.  “O dia 9 de setembro não é apenas uma data comemorativa, mas uma oportunidade para refletir sobre a importância do Administrador nas organizações”, afirmou. Marcelo disse ainda que o trabalho realizado pelo administrador tem “impactos nas organizações e seus impactos reverberam em toda sociedade”. Por fim, pediu aos vereadores que acompanhasse de perto a Lei de Inovação do município.  “Poderá proporcionar uma cultura de inovação, que viabiliza as transformações que a gestão pública necessita para alcançar cada vez mais pessoas”, pontuou.

Administração para todos – Representando a Uninassau, Glauber Ferraz iniciou o seu pronunciamento questionando o que era a administração e disse que ela é viva e esta em constante mudança. “A administração muda rápido e precisamos estar apitos para entender essa mudança”, falou. Para Ferraz, essa área direciona as pessoas e faz com que a economia funcione. Disse ainda que a administração transforma pessoas e muda vidas, isso também porque essa área não tem partido e é para todos. Ao finalizar, disse que é preciso levar a administração para todos os lugares.

Lei Municipal de Inovação e o protagonismo do administrador – O ex-vice-prefeito de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, aproveitou a oportunidade para destacar o protagonismo dos administradores no município. “Precisamos transformar esse momento em algo que fortaleça a nossa profissão aqui em Conquista”, afirmou. Ricardo destacou também a necessidade de reativação do Conselho Regional de Administração a nível local. Ele explicou os motivos que o levou a se afastar das atividades desse conselho e demonstrou apoio para aqueles que tem interesse em dar continuidade as atividades. Ricardo ainda convocou os vereadores para que abraçasse a Lei de Inovação Municipal. “A Lei Municipal da Inovação pretende estabelecer medidas de incentivo, como redução de IPTU e ISS, às atividades tecnológicas e de inovações realizadas pelas organizações e cidadãos estabelecidos ou domiciliados em Vitória da Conquista”, pontuou.

Orgulho da profissão – O representante da Unopar, Diego Souza Silva, cumprimentou os presentes no Plenário Carmen Lúcia e externou a sua gratidão em fazer parte da mesa nesta noite. Durante o seu discurso, ele expressou o seu orgulho em fazer parte da profissão de administrador e disse que durante a graduação, passou por diversos cursos, até que se encantou pelo universo da administração. “Hoje eu tenho muito orgulho de ocupar essa área”, afirmou. Silva também pautou a importância da inovação, principalmente pautada para administração, porque essa área é uma facilitadora para o desenvolvimento financeiro, cultural e outros. Para ele, é necessário propagar que o administrador também é um agente educador e cultural. Ao finalizar, parabenizou as pessoas que escolheram essa profissão para seguir a vida.

Dinamismo, criatividade e visão – Representando o Colegiado de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a professora Maria Auxiliadora Nunes Cordeiro destacou características que permeiam a profissão de administrador, entre elas, dinamismo, criatividade e visão. “Em vocês administradores cai o peso de planejar estratégias para o sucesso de uma instituição, lutando com valentia contra as dificuldades econômicas e políticas do país”, declarou. Nesse sentido, destacou a importância desses profissionais para o desenvolvimento  de países, parafraseando o pesquisador Peter Druke: “Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países administrados e sub-administrados”. Assim, destacou que é dos administradores a missão de fazer a administração pública mais eficiente e sustentável, utilizando os recursos públicos de maneira consciente. Maria Auxiliadora finalizou sua participação ressaltando a importância da formação continuada do administrador como estratégia para empreendedorismo e de enfrentamento de momentos críticos - como o contexto imposto pela pandemia.


Homenagens – Durante a audiência alguns administradores foram homenageados. Foram eles:

    • Tarcila Tayala – Administradora da Projeta Saúde Educacional

    • Nabor Francisco Medeiros Junior - Supervisor de relacionamentos da Neoenergia Coelba

    • Ariana Santos Guimarães Andrade – Diretora Franqueada do Supera – Ginástica para o cerébro

    • Josevaldo Santana de Oliveira – Coordenador da IV Ciretran

    • Patrícia Vitória Prates Quadros - Consultora da Somar;

    • Valéria Aguiar – Consultora Educacional




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30