Imagem Audiência Pública marca a formatura da primeira turma de Medicina da UFBA, campus Anísio Teixeira

Audiência Pública marca a formatura da primeira turma de Medicina da UFBA, campus Anísio Teixeira

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

19/09/2022 22:18:00


A primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Anísio Teixeira, foi homenageada pela Câmara em uma audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 19, no Plenário Vereadora Carmen Lúcia.

O vereador Subtenente Muniz (AVANTE) presidiu a audiência e aproveitou a oportunidade para destacar a contribuição da UFBA para Saúde Pública de Vitória da Conquista. “A cidade de Vitória da Conquista agradece à Universidade Federal da Bahia por entregar 38 novos médicos na próxima semana”, comemorou o vereador.


Desbravadores - O representante da turma, Felipe França, iniciou o seu discurso cumprimentando os presentes e falando sobre como a palavra “desbravadores” pode ser direcionada à sua turma. Segundo ele, em 2016, 45 alunos iniciaram os estudos, com uma gama plural de pessoas e histórias. Durante essa jornada de seis anos, muitos obstáculos foram enfrentados e vencidos, a exemplo da metodologia diferente da tradicional nas escolas de medicina, mas que foi sendo moldada junto com os alunos como um casamento. O estudante também disse que hoje, o curso de medicina da Ufba campus Anísio Teixeira é uma referência no Norte-Nordeste e conta com cerca de 300 alunos distribuídos em vários pontos de saúde do município. Ainda, exaltou a qualidade teórica, técnica e prática do corpo docente. Para encerrar a sua fala, externou a importância da educação, agradeceu a Câmara por essa homenagem e fez um compromisso de dedicação com a profissão e população.

Por mais humanização nos atendimentos - A subsecretária municipal de Saúde, Kalile Lemos, parabenizou a Câmara Municipal por essa iniciativa e destacou a importância da primeira turma de Medicina da UFBA, campus Anísio Teixeira, ressaltando a necessidade de mais médicos no serviço público. Ela aproveitou a oportunidade para aconselhar os formandos. “É uma jornada exaustiva, desafiadora, mas não percam o amor por essa profissão. As pessoas necessitam da humanização do nosso atendimento”, declarou. “Nunca percam a vontade de fazer o melhor pelas pessoas, nunca deixem de estudar. É isso que vai diferenciar cada um de vocês”, pontuou Kalile.

Importância da educação - Representando o secretário municipal de Educação, Edygar Larry, Célio Barbosa falou sobre a emoção em ver a formatura dessa turma e lembrou de quando passou por essa experiência com o seu filho, que formou em 2012. Segundo Barbosa, a educação é fundamental e não há herança melhor do que a educação. Enquanto discursava, também pediu que os formandos não se esqueçam dos estudos, porque é necessário se manterem em constante capacitação para salvarem e fazerem diferença nas vidas das pessoas.

Desafio de ser universidade pública - O diretor do campus Anísio Teixeira, professor Márcio Vasconcelos, agradeceu a Câmara Municipal por essa homenagem. Ele destacou a pluralidade da comunidade acadêmica que compõe a UFBA em Vitória da Conquista. “Nossa instituição é democrática e a gente traz aqui hoje pessoas de vários extratos sociais. A Ufba tratam todos da mesma forma, sem perder de vista o princípio da equidade e é por isso que nós estamos agora diante de médicos e médicas que receberam uma excelente formação técnica, bem como uma excelente formação humana para exercer a Medicina”, declarou Márcio. Ele lamentou os cortes no orçamento das universidades públicas e agradeceu toda sociedade por contribuir no custeio de um ensino público, gratuito e de qualidade. Por fim, comemorou a superação dos obstáculos enfrentados pela comunidade acadêmica na formação da primeira turma de Medicina. “Nós passamos por momentos obscuros, como a pandemia. Vencemos e agora só queremos desejar sucesso, sucesso e sucesso para cada um de vocês”, finalizou o diretor.

Honra imensurável - O coordenador do curso, Vinícios de Brito Rodrigues, cumprimentou a mesa e agradeceu ao vereador Subtenente Muniz pela homenagem feita com essa audiência pública. De acordo Rodrigues, é uma honra imensurável ter o seu nome na primeira turma de Medicina do campus Anísio Teixeira. Em seu discurso, falou que a turma formanda é de grande qualidade e fará diferença na saúde pública, porque os futuros médicos saem da instituição com uma visão ampla para contribuir, inclusive, com a gestão pública. O coordenador ainda passou uma mensagem aos formandos sobre a importância de trabalhar em equipe. “Nunca percam essa essência de trabalhar em equipe e não se deixem levar pelo título de médico”, disse. Enquanto finalizava, agradeceu mais uma vez por fazer parte da história dessa turma e parabenizou os formandos.  

Lutas, conquistas e novos desafios - O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) parabenizou, inicialmente, a prefeita Sheila Lemos (UB) pela nota que Vitória da Conquista alcançou no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Augusto aproveitou a oportunidade para destacar os avanços da Educação em Vitória da Conquista. “Quando eu me formei em Medicina em Salvador, a capital baiana formava 300 médicos por ano. Hoje, é a nossa cidade que consegue entregar essa mesma quantidade de médicos, fortalecendo os serviços de saúde no Sudoeste da Bahia”, afirmou. Ele ainda lembrou que essa trajetória é marcada por muitas lutas coletivas, para que histórias individuais pudessem ser contadas. Nesse sentido, lembrou de quando o Dr. Vinicius de Brito foi seu aluno no curso de medicina da Uesb e comemorou a jornada profissional desse ex-aluno que agora coordena o curso de medicina da UFBA em Conquista. Por fim, estimulou a formação continuada do profissional de Medicina, apontando para a necessidade de especialização por meio de uma residência médica. 

Dedicação ao povo - O vereador Chico Estrella (PTC) disse que a noite desta segunda-feira era de festa e parabenizou os futuros médicos, que, segundo ele, darão as suas vidas em dedicação ao povo. O parlamentar ainda disse que essa profissão é muito nobre e rentável, mas pediu que os formandos “não coloquem o financeiro acima do humano”. Ao finalizar, disse que era um sonho transformar o campus Anísio Teixeira em uma universidade federal de Vitória da Conquista. 

Medicina é cuidar de pessoas - A prefeita Sheilla Lemos (UB) comemorou a formação da primeira turma do Curso de Medicina da UFBA, campus Anísio Teixeira. Ela lembrou as peculiaridades dessa profissão, ressaltando a oportunidade e a importância que é cuidar de pessoas. “Não permita que os títulos tirem de vocês a capacidade de olhar o próximo. Estamos entregando 38 novos médicos que seguirão seus destinos. Exerçam essa profissão com carinho”, afirmou a prefeita. Ela aproveitou para destacar o compromisso e a dedicação que o coordenador do curso de Medicina da UFBA tem com a profissão que exerce, afirmando que ele é uma referência para os novos médicos. “Tenho muito orgulho em ser sua amiga, Dr. Vinícius”, declarou. Por fim, Sheilla parabenizou toda comunidade acadêmica envolvida na formação dos novos médicos.

Orgulho - Marivalda Dias, mãe da formanda Micaela Dias, expressou a sua felicidade em ver a filha formando em medicina e também dedicou essa vitória aos seus pais. Ainda, falou sobre as dificuldades enfrentadas por sua filha e agradeceu aos pais dos futuros médicos. 

“A vida sem escolas não é nada” - Marly Cruz destacou sua trajetória e os sonhos que nutriu em ver as filhas recebendo o diploma universitário. “A minha alegria aqui é tão grande quanto a de todos os pais que celebram a vida dos seus filhos. Todo sonho tem que ser realizado. E eu sonhei com isso para as minhas filhas. Eu agradeço a Deus por ter nos oportunizado chegar até aqui”, declarou. Emocionada, ela encerrou o discurso defendendo a educação. “A vida sem escolas não é nada. Não adianta”, afirmou. 

Moção de aplauso 

Ainda durante a audiência, o coordenador do curso de medicina, Vinícios de Brito Rodrigues, o diretor da Ufba campus Anísio Teixeira, Márcio Vasconcelos Oliveira e a primeira turma de medicina foram homenageados com uma moção de aplauso.





Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30