Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Vereadores aprovam PL que doa terreno à Divina Misericórdia

SESSÃO ORDINÁRIA: Vereadores aprovam PL que doa terreno à Divina Misericórdia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

21/09/2022 11:30:00


Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 21, os vereadores votaram e aprovaram diversos requerimentos e projetos de lei, entre ele o PL do Executivo Municipal nº 24/2022, que autoriza a doação de bem imóvel público à Associação Apostolado da Divina

Misericórdia (Divina Misericórdia). Segundo o projeto, a proposta tem a finalidade de viabilizar que a entidade beneficente realize o aperfeiçoamento e a ampliação de suas atividades, o que tem sido impossibilitado pela não disponibilidade de espaço próprio ou recursos financeiros que permitam a compra de um terreno com as dimensões e a localização adequadas.


O Apostolado da Divina Misericórdia de Vitória da Conquista é uma Associação de Fiéis Católicos, leigos, sem finalidade lucrativa, existente há 15 anos, declarada de utilidade pública pela Lei municipal n° 2.259/2018, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Catedral) e que desenvolve um trabalho gratuito, de grandes proporções e elevada relevância social, já tendo realizado o atendimento de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, através de assistência a crianças necessitadas, arrecadação de alimentos, visita aos privados de liberdade, acampamentos, dentre outras atividades.

“No fim é só o eleitor e a urna” - O presidente da casa, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB), falou sobre os rumos da política atual e relatou que “política se faz com propostas e projetos e que, no final, o eleitor que decide”, lembrando que  não precisa travar brigas e embates. “O voto é consciência de cada um”, contou. Ele finalizou seu pronunciamento parabenizando o colega  vereador Subtenente Muniz (Avante) pelo seu aniversario.

Responsabilidade - Em seu pronunciamento, o vereador Orlando Filho (PRTB) ressaltou que a eleição é um momento de responsabilidade da população brasileira. “A responsabilidade que temos de votar em pessoas comprometidas com nossas cidades, pessoas que tenham princípio, ficha limpa e a capacidade de exercer o mandato que estão pleiteando”, avaliou o parlamentar. 

Orlando defendeu que os eleitores precisam estar atentos e pesquisar a respeito dos candidatos para fazerem boas escolhas. “O verdadeiro sentido da política é administrar, dar dignidade, fazer os direitos serem garantidos”, disse ele.

Combate a seca na zona rural de Vitória da Conquista - O vereador Subtenente Muniz (Avante) destacou a audiência pública que marcou a formatura da primeira turma de Medicina da UFBA, campus Anísio Teixeira. Na ocasião, ele agradeceu toda comunidade acadêmica envolvida na formação dos 38 novos médicos. “Vitória da Conquista agradece à Universidade Federal da Bahia por todo empenho na manutenção e expansão do curso de medicina”. Por fim, Muniz pediu ajuda aos demais vereadores para o combate à seca na zona rural. “É um problema que precisamos fazer o devido enfrentamento. As pessoas que estão na zona rural precisam ter água para consumo e para o trabalho que eles desenvolvem”, declarou.

Descaso da ViaBahia - O vereador Adinilson Pereira (MDB), lamentou o descaso da ViaBahia com a região de Vitória da Conquista. Disse que os moradores do bairro Lagoa das Flores, que moram lá há mais de 60 anos, estão sendo notificados com uma ação de reintegração de posse. “Estamos encaminhando o pedido de uma sessão mista para debatermos o descaso da ViaBahia. É preciso que a empresa explique à comunidade o que isso significa”, falou, lembrando que “a praça de pedágio está levando dinheiro público e a cidade continua abandonada”. 

Avanços na Educação - O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) destacou os avanços alcançados pelo município na nota do Ideb. “Ao longo desse período aqui tenho chamado muito à atenção a Secretaria de Educação. A gente precisa parabenizar a Secretaria por ter conseguido bater o Ideb. Um dos maiores Ideb’s da Bahia entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Parabéns à Prefeitura, parabéns à Secretaria”, congratulou o edil. Ele ponderou, no entanto, que alguns avanços ainda são necessários, a exemplo do fim das salas multisseriadas, onde alunos de diversos anos da Educação Básica assistem aula concomitantemente numa mesma sala de aula.

Transporte escolar da zona rural - O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) comemorou o desempenho de Vitória da Conquista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ressaltando a nota do município em relação às cidades com mais de 100 mil habitantes. “Isso é resultado de uma luta contínua”, afirmou. Falando ainda em educação, cobrou melhorias no transporte escolar da zona rural. “Essa semana faltou freio em um ônibus. Estão contratando veículos sem condições de uso e ainda tem contratações emergenciais. Eu só queria saber que emergência é essa?”, questionou. Andreson encerrou parabenizando os servidores da Polícia Civil pela atuação em Vitória da Conquista. “A gente agradece o trabalho de vocês”, pontuou.

Caixas d’água - Ricardo Babão (PCdoB) falou sobre campanha e de uma possível distribuição de caixas d’água na zona rural. Segundo ele as caixas não estão chegando aos que mais precisam. Criticou deputados que só aparecem de quatro em quatro anos e criticou ações do atual presidente do Brasil. 

Alegria do brasileiro - O líder da Bancada de Situação, vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB), disse que jamais viu o Brasil triste. “Eu nunca vi o Brasil triste. O Brasil sempre é alegre, a vida toda. É alegre no esporte, na cultura, no comércio, nas caminhadas, em tudo”, apontou Bibia, que disse, ainda, que não vê pessoas passando fome. “A gente sabe que tem dificuldades. Eu moro em um bairro pobre, no Nossa Senhora Aparecida. Eu não vejo ninguém na fila do osso”, disse ele argumentando que a maior parte dos problemas sociais do país são consequência da corrupção.

Piso salarial dos técnicos de radiologia - O vereador Nildo Freitas (PSC) começou o seu pronunciamento explicando que a Secretaria Municipal de Educação está finalizando o processo licitatório para transporte escolar. “Em breve teremos novos prestadores de serviços, oferecendo mais qualidade ao transporte dos nossos alunos”, afirmou. Outro assunto abordado pelo vereador foi o cumprimento do piso salarial dos técnicos de radiologia em Vitória da Conquista. “Existe uma convenção coletiva que determina o piso salarial dessa categoria. Infelizmente, sete técnicos no município ainda não recebem o piso, mas já fiz contato com a prefeita para que haja a equiparação do salário desses profissionais que atuam no Hospital Esaú Matos”, declarou.  Nildo ressaltou os riscos que esses profissionais estão expostos. “Eles estão expostos a radiação e precisamos valorizar essa categoria, garantindo o piso aos técnicos de radiologia”, pontuou. Nildo encerrou o pronunciamento destacando a audiência pública que o seu mandato fará na próxima segunda-feira, 26, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil.

Dia do Contador - O Líder da bancada de oposição, Valdemir Dias (PT) convidou todos a participarem da Audiência Pública em comemoração ao dia do Contador, que será realizada no dia 22 de setembro, às 19h no plenário da Câmara. Dias falou sobre eleições e lamentou atitudes do atual presidente do Brasil.

Cobrança à Igreja Católica – O vereador Chico Estrella (PTC) cobrou da Igreja Católica um posicionamento diante das Eleições Gerais deste ano. “Tem por obrigação de se posicionar. É quase que uma obrigação. Muitos dizem que não devemos misturar política com religião. Devemos. Devemos entender o momento que passamos hoje. Faltam apenas 10 dias para que nossos destinos sejam traçados”, argumentou o parlamentar lembrando a proximidade do primeiro turno das eleições.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30