Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara Municipal discute importância dos influenciadores digitais

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara Municipal discute importância dos influenciadores digitais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

28/09/2022 22:30:00


Na noite desta quarta-feira, 28, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública para discutir a importância do Digital Influencer nos dias atuais. O debate, fruto da iniciativa do mandato do vereador Del. Marcus Vinícius (PODE), reuniu diversos influenciadores e advogados que falaram dos desafios que essa nova profissão impõe.

O digital veio pra ficar – A dentista e Digital Influencer Drª Carolina Nader apontou que o Marketing Digital foi a forma que ela encontrou para iniciar sua carreira já com clientes à sua espera. “Durante a faculdade eu me via totalmente perdida para atrair meus clientes. Comecei a estudar Marketing Digital e percebi que esse seria o caminho”, contou. “Na maioria dos casos, os profissionais ficam esperando os pacientes chegarem até eles. No meu caso foi diferente os meus pacientes estavam me esperando formar para que eu pudesse começar os atendimentos”, complementou.

De acordo com ela, graças ao trabalho que realizou no ambiente digital, em seis meses conseguiu montar o seu consultório. “Eu consegui montar o meu consultório com apenas 6 meses de formada exclusivamente com o Marketing Digital”, disse ela, que ressaltou ainda a importância de estar presente no ambiente digital. “Cada vez mais as pessoas vão se acostumar com essa nova realidade. O digital veio pra ficar”, finalizou

Tratar os influenciadores como profissionais – O publicitário Lucas Caires, falou sobre a importância da mídia on line para as agências de publicidades e fez comparações entre profissionais  lembrando que os influenciadores digitais devem ser vistos como profissionais, pois aquecem a economia. Ressaltou a Intensidade dos trabalhos desses profissionais e o  número expressivo de influenciadores que existem hoje. “Muitos surgem não pela blogueiragem, mas pela necessidade de vender seu próprio serviço”, explicou. Lucas disse ainda, que esse mercado vem crescendo rapidamente e que é perceptível as segmentações dentro dos influenciadores. Citou o Festival de Inverno, da atuação da agência Gente Propaganda no evento e contou que “o número de seguidores nas redes sociais do evento dobrou graças ao trabalho feito junto com influenciadores locais”. Finalizou lembrando que é de suma importância o trabalho bem feito dos influenciadores. “Hoje o dinheiro investido em influenciadores supera os investidos em mídias tradicionais”. 

Avanços tecnológicos criaram novas demandas – A advogada Drª Nádia Cardoso fez uma palestra com o tema: A intimidade e a vida da pessoa pública. Ela apontou que os avanços tecnológicos tem provocado dificuldades também. “As pessoas confundem muito a vida privada com a vida e a pessoa pública”, avaliou. A advogada defendeu a implantação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos. “A tendência é que se aumente mais e mais esses crimes cibernéticos. Cabem aos nossos políticos essa delegacia que vai ser e é de fundamental necessidade”, cobrou Nádia.

Bullying na internet – A psicóloga Thaísa Tonha, ressaltou a importância da discussão e lembrou que existe muita discriminação contra pessoas nas redes e falou que esse tipo de ação é considerada bullying. Thaís falou ainda, sobre sentimentos negativos usados por pessoas nas redes sociais para denegrir a imagem de outros perante a sociedade, alertando para os sérios problemas, psicológicos e sociais, que essas vítimas possam apresentar.

Limites – A advogada Drª Suilane Lima defendeu que haja maior reflexão a respeito do pode ou não ser publicado nas redes sociais. Ela lembrou que o digital Influencer é um profissional que exerce influência sobre as pessoas e seus comportamentos. “As pessoas, acreditando estar sob o manto da Constituição Federal, da liberdade de se posicionar, aproveitam desse princípio tão importante para praticar crimes e influenciar ações e comportamentos de outras pessoas que tem acesso ao conteúdo produzido. E isso tem gerado um congestionamento nas delegacias”, pontuou ela.

A advogada fez coro ao discurso de que já se faz necessário implantar uma Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos na cidade. “Realmente isso é necessário”, disse. “Tudo aquilo que vou fazer tem uma regra. Mas a gente tem que pensar nos limites dos direitos que a gente tem”, finalizou.

Mentiras nas redes sociais - O vereador Ricardo Babão (PCdoB), parabenizou o colega Marcus Vinícius pela realização da audiência e ressaltou a importância dos influenciadores digitais na vida das pessoas hoje em dia.  Lamentou a existência de páginas de fofoca nas redes sociais que vem difamando as pessoas e causando transtornos não só para as pessoas, mas também para toda a família. Lembrou que os influenciadores aquecem a economia local e devem trabalhar da melhor forma possível. Lamentou mentiras inventadas pelas pessoas e colocadas nas redes: “essas mentiras se espalham muito rápidas e prejudicam as pessoas, isso é lamentável”.

“Há espaço para todos” – A digital influencer Manu Andrade apontou que há espaço para todos nas redes sociais. “As redes sociais são de extrema importância para nossa economia, sim. Ela veio para somar e agregar ainda mais valor. Cada um tem um nicho e um público, então não se fala em concorrência entre influenciadores. É necessário que haja união. Não devemos diminuir o trabalho do outro para elevar o nosso, há espaço para todos, então pra quê brigar?”, questionou ela. 

Importância para a economia - A influenciadora Digital, Viviane Carneiro lembrou da importância dos influenciadores digitais, tanto na economia, quanto no crescimento da cidade. Pediu respeito e privacidade na vida pessoal dessas pessoas que vem sofrendo ataques de diversos tipos. “Existe um ser humano por trás das redes que também sofrem muito ao ler os ataques e mentiras que são jogados nas redes sociais”, lamentou pedindo que “a gente seja mais protegido, que tenham leis mais severas a favor da gente para que possamos trabalhar de forma respeitosa e tranquila”. Por fim, ela ressaltou a importância desse trabalho tanto para quem exerce a função de influenciador, quanto para quem segue e investe nesse meio.

Consciência - A Digital Influencer Maiza Magalhães destacou a importância de as pessoas que atuam profissionalmente nas redes sociais trabalharem com consciência. “Que comece a trabalhar de forma benéfica para a sociedade”, pediu ela, que criticou posicionamentos ofensivos, defendendo uma postura mais madura. “Está chato. Em 2022 mulher falando mal de mulher, vamos evoluir, viver nossa família, nossos amores, compreender a vida do outro”, sugeriu Magalhães.

Dia do influenciador digital - O proponente da sessão, o vereador Del. Marcus Vinícius (PODE) se declarou feliz pelo resultado da audiência, relatando que superou suas expectativas. Disse que todos os participantes conseguiram demonstrar com clareza o lado glamoroso da profissão, com suas responsabilidades, mas também mostraram o lado ruim de tudo isso. “Essas atitudes ruins só vão mudar com leis mais duras para crimes de internet”, lamentou. Falou das dificuldades em se conseguir avançar, principalmente por porte das polícias. “Na internet um minuto pode acabar com a vida de uma pessoa. Pessoas sofrem com esses ataques” e lembrou que as pessoas que fazem o mal passam e que quem faz o bem sempre vence. “O trabalho é preciso continuar, porque muitas pessoas crescem vendo esse trabalho”, falou. Por fim, solicitou a criação do dia do influenciador digital no dia 28 de setembro.



Homenageada especial - Digital Influencer - Andressa Sued



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31