Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara dá início à tramitação de PL que doa terreno à Casa da Vida

SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara dá início à tramitação de PL que doa terreno à Casa da Vida

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

14/10/2022 11:53:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 14, deu início à tramitação do Projeto de Lei que doa um terreno no Vila América para a Casa da Vida, a fim de garantir a edificação e funcionamento da sede da associação, que atua acolhendo e amparando enfermos e acompanhantes de pacientes hospitalizados que não possuem as condições financeiras necessárias para a estadia em Conquista.


No início da sessão, o Poder Legislativo Municipal prestou homenagem, através da Moção de Aplauso nº 94/2022, a Dargilan Oliveira Amorim, pela conclusão do curso de Física e Tecnológica no Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, na Rússia. A homenagem é de autoria do vereador Nildo Freitas (PSC).

Lúcia Rocha destaca sua jornada na vida pública – A vereadora Lúcia Rocha (MDB) relembrou sua história de vida, destacando os desafios que precisou superar até chegar ao serviço público. “Entrei na política por amor ao próximo”, afirmou Lúcia destacando a perseguição política que sofreu ao longo da carreira que construiu na Câmara Municipal. A vereadora ressaltou que, apesar dos obstáculos, conseguiu alcançar a confiança dos conquistenses, dando como prova a votação que obteve nas eleições desse ano. “Foram mais de 31 mil votos de confiança do povo de Conquista e região em nosso trabalho”, declarou. Por fim, a vereadora destacou os investimentos em obras que o Governo do Estado tem feito em Vitória da Conquista.

Muitas obras em Vitória da Conquista – O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) comentou o posicionamento da prefeita Sheila Lemos (União) em relação ao governo do estado, em que, nas palavras dele, a prefeita cita que Vitória da Conquista está abandonada pelo Estado. “Infelizmente, nossa prefeita fez uma fala infeliz, já que o governo do estado trabalhou muito na região Sudoeste nos últimos quatro anos”, disse. O edil apontou indícios de possível corrupção na Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc). “A Emurc já gastou cerca de R$ 811 mil para cuidar das praças de Vitória da Conquista e, até o momento, não vemos nem mesmo a roçagem destas praças. Pode existir sim uma sangria de dinheiro público e a prefeita Sheila Lemos precisa estar atenta à isso”, finalizou.

Gestão municipal decepciona – Chico Estrella (PTC) falou que se orgulha do período em que foi líder da prefeita Sheila Lemos na Casa, que acreditou no potencial de inovação da gestora. Mas destacou que teve muitas decepções com a gestão municipal e as escolhas políticas da gestora, o que o leva a outro posicionamento político.

Cobranças – O vereador Nelson de Vivi (União) cobrou do Governo do Estado ações importantes de infraestrutura para o município. “Poderia ter feito a suplicação de Conquista a Barra do Choça”, disse. Ele ainda fez crítica à educação estadual: “nós temos o pior Ideb do Brasil”. Nelson rebateu crítica à prefeita Sheila Lemos e cobrou respeito à gestora. “Nós pedimos respeito à nossa prefeita, pessoa de mãos limpas, decente. Merece respeito, é do meu partido”, finalizou ele.

Luciano Gomes destaca investimentos na Zona Rural – O vereador Luciano Gomes (PCdoB) destacou ações do Governo Estadual na Zona Rural. Nesse sentido, destacou as obras do sistema de abastecimento de água em localidades como a Limeira. Luciano ressaltou também o empenho da administração estadual em garantir educação do campo, citando como exemplo o Colégio de Cabeceira da Jibóia. O parlamentar voltou a cobrar melhorias para as estradas que dão acesso aos povoados de Lajedinho e Boa Vista. “Meu papel aqui é cobrar melhorias para o povo de Vitória da Conquista”, pontuou.

Regulamentação dos motoboys e motofretistas – Orlando Filho (PRTB) parabenizou os colegas pelas ações realizadas no Dia das Crianças. Ele também a audiência pública realizada nessa quinta-feira, 13, por iniciativa do seu mandato. “Nós tivemos uma importante discussão ontem sobre a regulamentação dos motoboys e motofretistas que atuam em nosso município. Para vocês terem uma ideia, nos últimos dois anos foram registrados pelo menos 60 óbitos de motoqueiros”, detalhou. Segundo ele, o desrespeito à legislação de trânsito e a falta de uma lei municipal que regulamente essa profissão são as causas de tantas mortes. Orlando afirmou que “são mais de 10 mil profissionais em Vitória da Conquista que não são vistos”. O parlamentar lamentou a ausência de  representantes do executivo municipal na audiência e garantiu que, em breve, haverá a regulamentação dos trabalhadores motofretistas. 

Dias das Crianças é destaque em bairros populares – O vereador Ricardo Babão (PCdoB) ressaltou festas do Dia das Crianças nos bairros Ibirapuera e Guarani, uma ação de seu mandato. Ele agradeceu às pessoas que ajudaram na realização dos eventos. Em sua fala, destacou que esse tipo de ação leva alegria às crianças de famílias humildes, nas quais os pais nem sempre podem presentear os filhos nesse dia. O edil lamentou o a virulência política em algumas narrativas e pediu um debate mais transparente e de respeito.

Comparações – O vereador Alexandre Xandó (PT) fez comparações entre o Governo Municipal e o Governo do Estado. “Ela [prefeita] devia se espelhar no trabalho do Governador Rui Costa. O Governo do Estado está entregando obras em todo o Estado. A prefeita devia olhar para a sua gestão e aquele buraco do Vila América que já está fazendo aniversário de um ano e ela não resolveu. A Escola Municipal Antônia Cavalcante, que até hoje não foi finalizada a obra”, disse Xandó. “Devia aprender como é que se faz asfalto, que está com uma obra na Morada dos Pássaros, da Avenida Perimetral que não terminou até hoje”, emendou o parlamentar contra a prefeita em resposta aos ataques da gestora ao Governo do Estado.

Inversão de valores na briga pelo poder político – O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) saiu em defesa da moralidade na vida pública durante a sessão dessa sexta. “Falar em corrupção, ou defender corrupção, é imoral”, declarou o vereador. Ele questionou colegas vereadores que mudaram de lado político após décadas no mesmo grupo. “Por que depois de 30 anos vira as costas para o seu antigo grupo?”, alfinetou o vereador. Bibia lamentou a inversão de valores defendidos na briga pelo poder político e, assim, voltou a pedir mais reflexão nesse momento que antecede a votação do segundo turno. “Os senhores pensem bem na hora de votar. Pense na sua família e naquelas pessoas que estão passando por necessidade. É preciso ter coragem para reagir”, afirmou.

Nildo Freitas destaca visita ao bairro Miro Cairo – O vereador Nildo Freitas (PSC), líder do Governo na Câmara, inicialmente lamentou a ausência dos colegas parlamentares durante a sessões do legislativo conquistense. “Este é o momento em que a gente discute a cidade e é uma falta de respeito com quem está na Câmara a ausência dos vereadores sem a devida justificativa”, disse. O parlamentar destacou também uma visita realizada nessa quinta-feira, 13, ao Miro Cairo a pedido dos moradores do local. “Existem reclamações dos moradores relacionadas a falta de iluminação e em relação as ruas do bairro. Iremos tomar as devidas providências. Nosso compromisso é com a população de Vitória da Conquista”, finalizou.





Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31