Imagem Viviane Sampaio cobra da prefeita eficiência: “precisa assumir seu papel de gestora”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

11/11/2022 10:15:00

Na sessão desta sexta-feira, 11, da Câmara Municipal, a vereadora Viviane Sampaio (PT) afirmou que a gestão municipal “tem deixado muito a desejar”. Ela avalia que falta planejamento já que se registram obras atrasadas, sem previsão de entrega. A parlamentar denunciou a não entrega da Casa Animal, apesar de a prefeitura pagar o aluguel do espaço há mais de dois anos. Outra ação prometida há anos, mas sem data para entrega, é a Casa Rosa, voltada para mulheres vítimas de violência doméstica.

Viviane ainda apontou um possível favoritismo da prefeita a uma região da cidade em detrimento das periferias. Ela afirmou que a prefeitura realiza “pintura e repintura da Av. Olívia Flores” e entrega asfalto de má qualidade em bairros periféricos. A vereadora ainda alertou que a cidade está tomada por lixo e mato. “A prefeita precisa assumir seu papel de gestora”, detalhou. Para Viviane, não justifica responsabilizar apenas o secretariado porque a prefeita deve exercer seu comando e cobrar eficiência de sua equipe. Ela ressalta que a população não pode pagar pela incompetência de gestores pagos com dinheiro público.

Em sua fala, Viviane denunciou problemas na saúde municipal como a falta de medicamentos na Farmácia Básica, crise nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e na Atenção Básica, e dificuldades na realização de exames. Ela ponderou que mesmo com entregas de novos espaços, a gestão continua deficitária.

Viviane ainda cobrou da prefeitura explicações sobre o pedido de suplementação orçamentária no valor de R$ 27 milhões e ressaltou que o valor será destinado, em sua maior parte, para pagamento de folha de pessoal. A edil quer saber por que a prefeitura não se organizou com antecedência e quais os impactos do remanejamento desse recurso em serviços básicos para a população. “Não é um valor baixo”, alertou.

A parlamentar informou que a Comissão de Saúde da Casa vai apurar denúncia de pacientes sem acesso a hemodiálise. Ela alertou que é uma situação grave porque implica em risco de morte para quem necessita desse tratamento e fica sem acesso.

Viviane falou da alegria da vitória dupla de Lula presidente e Jerônimo Rodrigues governador da Bahia, ambos do PT. Ela espera que Lula traga de volta e dê prioridade a pautas como os direitos humanos e o combate à fome e à miséria.

Março 2024