Imagem Tribuna Livre: Jornalista cobra ações para acabar com superlotação da UPA de Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

24/03/2023 10:00:00

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 24, o jornalista Elias Antônio da Luz fez o uso da tribuna livre para falar sobre a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória da Conquista. O que considerou como um assunto público e notório na comunidade.

Elias Antônio ressaltou que não estava ali com o objetivo de acusar o Governo do Estado ou a Prefeitura, mas tinha a intenção de fazer um apelo à Comissão de Saúde da Câmara para buscar soluções para o problema. O jornalista salientou a necessidade de pelo menos mais 1 ou 2 unidades para suprir toda a demanda.

“Várias pessoas passam 8 a 10 horas e não conseguem ser atendidas, e as que conseguem, passam por um constrangimento ainda maior porque dentro da unidade está completamente lotado”, comentou.

Em sua fala, Elias destacou que os profissionais da saúde se sacrificam dia após dia para tentar atender o maior número de pessoas possível, no entanto os corredores seguem lotados 24 horas e por isso muitos médicos não conseguem manter a sua própria saúde mental em dia.

O jornalista pediu para que a Câmara organize uma comissão para ir até Salvador, conversar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que ele se sensibilize com a situação, já que a capital baiana tem 16 UPAs e Feira de Santana tem outras 4, enquanto Vitória da Conquista segue com apenas 1 que atende a 80 municípios e mais de 3 milhões de habitantes.