Imagem Março Azul-Marinho: Dinho dos Campinhos alerta sobre prevenção do câncer de intestino

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPPDinho dos Campinhos

29/03/2023 10:20:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 29, o vereador Dinho dos Campinhos (PP) destacou a campanha Março Azul-Marinho para falar do câncer colorretal que vem crescendo entre os mais jovens. “Esse é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com estimativa de 44 mil novos casos identificados a cada ano, de acordo com dados do Inca - Instituto Nacional de Câncer”, informou.

O vereador enfatizou a necessidade de políticas de prevenção e combate ao câncer colorretal. “Essa detecção pode ser realizada por meio de exames de rastreamento, como a colonoscopia, que permite a detecção de pólipos ou lesões no cólon e no reto antes mesmo de se tornarem cancerosos. Além disso, adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, também é importante na prevenção da doença”, defendeu.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a revitalização do Parque Lagoa das Bateias. Ele parabenizou a prefeita Sheila Lemos por essa iniciativa, destacando que essas obras de infraestrutura beneficiam diretamente a população. Ele citou, como exemplo, a assistência dada ao canal de drenagem, que dá acesso ao bairro Campinhos. Segundo o vereador, essa manutenção protegeu a população do bairro dos transtornos causados pela chuva.