Imagem Alexandre Xandó (PT) denuncia falta de manutenção em postos de saúde

Alexandre Xandó (PT) denuncia falta de manutenção em postos de saúde

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

31/03/2023 10:35:00

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta sexta-feira, 31, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou seu pronunciamento informando aos presentes que realizou uma série de visitas às unidades de saúde de alguns bairros do município.

O vereador destacou que esteve nos postos da URBIS VI, Vila América, Panorama, Nova Cidade e Pedrinhas para realizar a fiscalização referente à manutenção desses espaços que deve ser feita pela Secretaria de Saúde. De acordo com denúncia do vereador, “algumas demandas precisam ser resolvidas”.

Xandó mostrou no plenário imagens de um filtro de água para consumo humano que estava sem realizar a troca dos refis de purificação desde agosto de 2018. “Um posto de saúde, que deveria cuidar da saúde dos cidadãos de Vitória da Conquista, está fornecendo água imprópria pra o consumo, desde 2018, para a população da unidade de saúde do Nova Cidade e para os servidores”, denunciou.

O vereador ainda questionou o que aconteceria com uma empresa privada se estivesse fornecendo água nessa situação. “Seria embargada, perderia o alvará e tomaria uma grande multa. Mas porque é a prefeitura permanece desse jeito”.  De acordo com Xandó, a situação é semelhante em vários outros bairros da cidade e se arrasta desde à gestão de Herzem Gusmão. Ele informou que denunciou a situação à Vigilância Sanitária para que providências sejam tomadas.

Xandó também alertou sobre a falta de médicos em uma das equipes da unidade de saúde do bairro Pedrinhas e ressaltou que a população tem exames pedidos há mais de três anos e que ainda não foram marcados. A falta de servidores e a cobrança por concurso público para a Saúde de Vitória da Conquista também fizeram parte da fala do vereador.

Por fim, o vereador indicou que deve denunciar o presidente da Câmara, o vereador Hermínio Oliveira (PODE), à Comissão de Ética da Casa por desrespeitar o regimento interno da Câmara na sessão da última quarta-feira, 29, ao não permitir uma questão de ordem levantada por Xandó. Uma denúncia será encaminhada ao vereador Augusto Cândido (PSDB), que atualmente preside a Comissão.

Maio 2024