Imagem Câmara realiza Audiência Pública sobre Autismo e Síndrome de Down

Câmara realiza Audiência Pública sobre Autismo e Síndrome de Down

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaMárcia Viviane Comissão de Saúde e Assistência Social

11/04/2023 09:35:00

Nesta quinta-feira, 13 de abril, em Audiência Pública, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) irá homenagear o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia de Conscientização sobre o Autismo. De iniciativa da vereadora Viviane Sampaio (PT), a audiência será realizada no plenário Carmen Lúcia, às 15h.

Internacionalmente, a Síndrome de Down é celebrada no dia 21 de março desde 2011, sendo uma data escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A Síndrome de Down é uma condição causada pela presença de três cromossomos 21 nas células do indivíduo em vez de duas. Segundo o Movimento Down, as pessoas com a síndrome ou trissomia do cromossomo 21, como também é conhecida, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Essa síndrome não se caracteriza como uma doença, mas sim, uma condição.

Já o dia de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril e também foi definido pela ONU. A data serve para refletir e promover a conscientização e a inclusão das pessoas que tem o espectro. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interac?ão social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

SERVIÇO – AUDIÊNCIA PÚBLICA

Data: 13 de abril