Imagem  Xandó volta a cobrar intérprete de libras nos eventos da câmara

Xandó volta a cobrar intérprete de libras nos eventos da câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

05/05/2023 10:45:00

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 05, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Alexandre Xandó (PT), iniciou seu pronunciamento cobrando, mais uma vez, a presença de um intérprete de libras durante as sessões da Câmara. “Vamos falar, mais uma vez do projeto de autoria do vereador Nildo Freitas, que  dispõe sobre a presença de um profissional de intérprete de libras em todas as agências bancárias de Vitória da Conquista e cria o dia Municipal do tradutor e intérprete de libras” e completou dizendo que “a gente olha aqui para nossa casa onde aprovamos uma lei e nós não cumprimos”.

Xandó explicou que a Lei de nº 2230/18,  torna obrigatório, todo evento público, ter um intérprete de libras. “A gente tá querendo obrigar os bancos a terem intérprete e a gente não tá cumprindo a lei que nós criamos”, lamentou completando que “tem que ter intérprete de libras aqui dentro”. Ainda segundo o parlamentar caso o problema não seja resolvido, ela irá tomar providências. “Senhor presidente, o senhor tem a possibilidade de ser lembrado para o resto da história de Conquista como o presidente que colocou o intérprete de libras aqui, isso é questão de vontade política”, alertou, contando que “infelizmente o ministério público não comprou a minha tese. Eu já denunciei a câmara no ministério público, conversei com a promotora, pedir para ela entrar com ação civil pública contra a câmara e ela não entrou porque se eu tivesse o poder legal de entrar com a ação civil pública, já tinha entrado aqui contra a câmara”.

Outro assunto tratado pelo vereador foi a situação da rua dos Torres no bairro Cruzeiro: “A situação lá é de calamidade, a população nos informando que o tempo todo está entrando cobras em suas casas, escorpiões, não passa carro nenhum, Uber não sobe, nem a polícia está passando pela rua”. Completou dizendo que o lixo ao redor é muito grande e cobrou da secretaria de serviços públicos que dê uma atenção a essa rua.  O parlamentar falou sobre a troca das carroças por as motos na coleta de lixo em locais onde o caminhão do lixo não passa. “A moto não consegue passar lá, o lixo não está sendo coletado, então a prefeitura foi resolver um problema que era da questão dos animais e criou outro, porque as motos não conseguem chegar no local que essas carroças chegavam”, relatou cobrando solução por parte da Prefeitura.

Educação - “É com muita felicidade que nós voltamos a discutir sobre universidades”, falou,  referindo-se ao novo governo federal. “Foram quatro anos sem criação de nenhuma universidade, mas o governo da educação voltou, e o nosso deputado federal esteve em Brasília dialogando com o nosso ministro Rui Costa e estão caminhando para a criação da universidade federal do Sudoeste da Bahia” contou.

Finalizou dizendo que o ex-presidente Jair Bolsonaro logo estará preso: “ Tá chegando a hora Bolsonaro, se prepare que você vai ser preso, vai ser preso por tudo que você fez de perversidade  a população brasileira”.

Maio 2024