Imagem Audiência para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2023 é realizada na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaPrestação de Contas

29/05/2023 17:39:00

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 29, no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, uma audiência pública para prestação de contas conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, referente ao 1º quadrimestre de 2023. Participaram da audiência, representantes da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária, da Secretaria Municipal de Transparência e Educação, além de servidores do Executivo e do Legislativo Municipal.

A audiência foi aberta pelo secretário municipal de finanças, Rodrigo Bulhões , que ressaltou a importância  do encontro para serem expostos dados de como estão sendo aplicados os recursos públicos nesse primeiro quadrimestre de 2023.

Nevilda Freire Ribeiro, representando a Câmara Municipal, apresentou as despesas do Legislativo Municipal nesse período, relatando que a despesa total com pessoal ficou pouco menos que R$ 21 milhões , ou seja, 81% da receita.

O contador geral do município, Diego Duarte, apresentou os números gerais da Prestação de Conta da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, referentes ao primeiro quadrimestre de 2023, apontando o que foi arrecadado pelo município. Segundo ele, foi mais de R$1,5 bilhão em arrecadações.

Eliane Mendes, apresentou o relatório relacionado a educação do município, relembrando que os recursos que financiam a educação é o recurso do fundeb, o salário de educação e os recursos de transferência direta do FNDE , o SENAI o programa nacional de alimentação escolar, o programa nacional de apoio transporte escolar, o PDD que é o programa dinheiro direto da escola. Eliane ressaltou onde foram investidos esses valores e os benefícios para a população.

Exibindo os dados financeiros referentes ao primeiro quadrimestre da saúde, Edinael dos Santos, falou sobre o RDCA, que é o Relatório Detalhado do quadrimestre anterior. “Inicialmente temos conferência das receitas recebidas pelo Fundo Municipal de Saúde, segregadas por origem dos recursos”, falou, completando que “temos os controles de percentual de atendimentos e de que maneira podemos otimizar os serviços”.

O secretário municipal de transparência, Matheus Novaes, elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo novo secretário de finanças e ressaltou a importância da apresentação dos dados apresentados e citou o novo financiamento proposto pela administração pública, ressaltando que isso só é possível devido a capacidade de endividamento do município.  Lembrou que esse será um ano difícil com relação a arrecadação, e parabenizou todos os servidores envolvidos no trabalho de gestão financeira do município pela responsabilidade e cuidado com a aplicação dos recursos.

Prestação de contas 1º quadrimestre - PMVC

Prestação de contas 1º quadrimestre - CMVC