Imagem Viviane questiona políticas de saúde do município para crianças e adolescentes autistas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

05/06/2023 10:35:00

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (05), a vereadora Viviane Sampaio (PT) iniciou seu pronunciamento criticando a política de saúde da Prefeitura para as pessoas portadores de deficiência, no município.

A parlamentar recebeu um documento elaborado por mães de crianças e adolescentes portadores do transtorno do espectro autista (TEA), com diversas reivindicações e que reafirmam todas as denúncias feitas em audiência pública realizada na Câmara em março deste ano. "Infelizmente nada foi feito, mesmo com a intervenção do Ministério Público", comentou.

Viviane questionou a dificuldade que o município tem para realizar a estruturação do CAPS-IA - Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência - visto que as crianças estão tendo regressão em seus quadros clínicos devido a falta de neuropediatra e terapias. Além disso, mães de primeira consulta precisam chegar no local às 4 da manhã porque apenas 4 atendimentos por dia são liberados.

A vereadora ainda falou sobre a portaria do secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 30 de maio, apresentando os critérios para distribuição de fraldas através da Rede Municipal de Saúde, e que exclui crianças de 0 a 3 anos. Viviane afirmou que vai apresentar um requerimento apontando questionamentos à pasta.