Imagem Mais uma sessão ordinária é realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista nesta sexta-feira, 16

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

16/06/2023 10:58:00

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta sexta-feira, 16, foram lidos em plenário, pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final referentes a projetos de lei de autoria de alguns vereadores da Casa.

Os parlamentares também discutiram sobre a necessidade de haver respeito aos edis, por parte dos cidadãos que utilizam a Tribuna Livre da Casa para trazerem ao plenário as demandas da comunidade. O vereador Luís Carlos Dudé (MDB) defendeu que ao solicitar tratar de um determinado tema, o cidadão que usar a Tribuna precisa se ater somente àquele assunto, “e não para ferir ninguém dentro desta Casa”, pontuou o líder de governo.

O vereador Alexandre Xandó (PT) disse, sobre o mesmo assunto, que não se pode cercear a fala do cidadão, pois há uma “Tribuna Livre” na Câmara, e deve-se “respeitar a voz do povo” nas sessões. Reforçando a fala do vereador Dudé, Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) defendeu que os temas do requerimento da Tribuna Livre sejam respeitados e que isso não se trata de uma proibição do uso desse espaço democrático.

Por fim, o vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) se pronunciou sobre esse debate, confirmando que a Tribuna Livre é realmente livre e recebe cidadãos que tanto são apoiadores da administração do município, como também os opositores, mas que o espaço está sempre aberto a toda a população. Chico Estrela (Agir) reafirmou que os temas da Tribuna precisam ser específicos e que o regimento impede que se ofenda “os vereadores, o Poder Executivo, nem qualquer pessoa”, pois as falas não são permitidas para isso e sim devem ser voltadas às reivindicações da sociedade.

A próxima sessão na Casa do Povo será realizada na segunda-feira, dia 19, devido à antecipação da sessão da sexta-feira dia 23, por conta da véspera do São João.

Maio 2024