Imagem SESSÃO ESPECIAL: Dia dos Pais é comemorado na Câmara Municipal

SESSÃO ESPECIAL: Dia dos Pais é comemorado na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

11/08/2023 11:32:00


Na manhã desta sexta-feira, 11, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemorou o Dia dos Pais com uma sessão solene. A sessão é regimentada pela Lei nº 1.937/ 2013 e desde então é comemorada todos os anos. Na oportunidade, 23 pais são homenageados pela casa em reconhecimento ao amor, dedicação e tempo, destinado aos seus filhos. 

A família como sustentáculo da sociedade – Representando a comunidade evangélica, o Pr. Rafael Oliveira apontou a paternidade como uma missão nobre e destacou que ser pai é muito mais do que gerar filhos, mas também ser exemplo e agir com disciplina e sabedoria. O pastor ressaltou o dever dos homens de assumirem suas responsabilidades como pais para que a família, a sociedade e a igreja cresçam. “A família edificada sobre Deus é o mais firme pilar de uma sociedade justa e ordeira”, comentou.

Respeito e honra - O Diácono Zezinho lembrou o quinto dos 10 Mandamentos, que fala sobre honrar Pai e Mãe, e apontou: “é o único mandamento que inclui junto ao mandado uma promessa: e dias lhe serão acrescentados”, disse ele. “A partir do momento que nos dirigimos aos nossos pais e o chamamos de senhor, o respeitamos, começa o tratado de honra entre um filho e um pai”, emendou. Ele adicionou ainda que, a honra existe e nasce verdadeiramente nos corações de cada um e que cada pai deve ter ciência do lugar que ocupa. “É no coração que nasce a honra. Ele deve brotar nos nossos corações a partir do reconhecimento dos pais em nossas vidas, como aquele que abençoa e é presença de Deus em nossas vidas. Cada pai deve compreender que ele é um sacerdote no lar”, concluiu o diácono.

Importante papel na sociedade - A vereadora Lúcia Rocha (MDB), autora do Projeto de Lei n°1.937/2013, que criou a comemoração dessa data na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), iniciou o seu discurso falando sobre a importância da figura paterna na sociedade. Segundo a parlamentar, hoje é dia de homenagear, honrar e agradecer a cada pai pela força, coragem, dedicação e proteção. Ainda, afirmou que não é possível esquecer ou fechar os olhos para essas atitudes, porque muitos pais se esforçam extremamente para proporcionar uma vida e futuro melhor para seus filhos. “Falo isso com muitas lembranças, pois lembro do meu pai, um sertanejo, que não media esforços para garantir o pão de cada dia na mesa, para os seus sete filhos”, declarou. Ainda em sua fala, a vereadora citou os pais da zona rural, porque são homens que acordam cedo, têm as mãos calejadas e a pele queimada devido ao sol do dia a dia e sonham em ver o filho virar doutor ou doutora. Além disso, destacou o papel de todos os pais na sociedade, sejam eles vereadores, médicos, garis, feirantes, advogados ou motoboys. Para finalizar, saudou José Neto, morador do Batuque, que foi um dos pais homenageados nessa sessão. 

Amor de Deus - O vereador Adinilson Pereira (MDB), iniciou seu pronunciamento parabenizando todos os pais, tanto da zona urbana, quanto da zona rural. “Parabéns também aos pais daqueles que são os meus assessores”. Ele lembrou que o dia dos pais remete ao amor de Deus, “criador do céu e da terra, João diz que lá em Capitulo3, versículo 16 que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho, o seu único filho para que todos aqueles que nele crê, então nós podemos observar que grande amor é o amor de Deus, o nosso pai eterno”, completou. O vereador disse que ser pai é entrega, paciência e dedicação, “é mais do que dá a vida a paternidade e está presente, ajudar na criação dos filhos, é participar nos momentos bons, nas comemorações, mas principalmente, está ali quando os problemas surgem”, disse. 

Exemplos de dignidade - O vereador Fernando Jacaré (PT) comemorou a homenagem que a Câmara Municipal prestou aos pais nesta Sessão Especial. “Em nome do seu Jaci, quero abraçar todos os pais que estão sendo aqui homenageados. Vocês são exemplos de dignidade e referência para suas famílias”, declarou. Na ocasião, o vereador reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em trabalhar em prol das comunidades mais carentes.

Dificuldades dos pais com o trabalho pela sociedade – O vereador Luís Carlos Dudé (MDB) iniciou seu pronunciamento falando sobre a dificuldade em ser pai e exercer mandato, por muitas vezes ter que sair cedo de casa e chegar muito tarde, impedindo de conviver por mais tempo com a família devido ao trabalho na política. Por fim, o parlamentar desejou um excelente dia dos pais e relembrou o ex-prefeito Herzem Gusmão (1948 – 2021) e desejou que a cidade e todos os pais de Vitória da Conquista venham a receber muitas bençãos.

Dia de emoção e alegria -  O vereador Luciano Gomes (PCdoB) destacou que o Dia dos pais é emocionante. “Pra nós, pais, é um dia muito especial. Eu tenho 3 filhos e vou ter a alegria de ter um netinho no próximo mês”, contou. “É um dia emocionante, dia de alegria, dia de a gente relembrar de quando éramos crianças com nossos pais, mas também um dia de emoção por estarmos sendo homenageados pelos nossos filhos”, complementou. Gomes apontou ainda que, para pais que também exercem cargos políticos, o dia a dia cheio de compromissos cria dificuldades para dar atenção aos filhos. “A gente tem que aproveitar os momentos quem temos de folga pra tentar ter um momento com nossos filhos”, contou o parlamentar, demonstrando sentir falta de mais espaço na agenda para estar com sua família.

Pai é o tutor - O vereador Augusto Cândido (PSDB) iniciou o seu discurso falando que o pai é o  tutor, que, muitas vezes, deixa que o equívoco aconteça para que o filho caminhe. Segundo o edil, que também é médico, também há a tutoria na escola de medicina. “Ali você é um pouco pai, porque pai é aquele que observa e fica observando friamente para que a pessoa se conduza ao melhor lugar”, disse. Além disso, de acordo com ele, o pai sempre fica na torcida por seu filho, sendo um eterno fã. Ainda, se disse agraciado por ser pai de três filhos e por ter tido o seu pai presente até os seus 50 e poucos anos de vida. Para finalizar, disse que o pai é aquele que coordena, observa, comanda, sente a fragilidade e leva a fortaleza.

Homenagens: 

Vereador: Nelson de Vivi - Homenageado Virgílio Vivi Figueira Mendes
Vereador: Dr. Andreson Ribeiro - Homenageado Benígno Ferreira
Vereador: Del Marcus Vinicius - Homenageado Albertto Barreto
Vereador: Adinilson Pereira - Homenageado Martinho Pereira de Jesus
Vereador: Alexandre Xandó - Homenageado Ricardo Gusmão Almeida
Vereador Dr. Augusto Candido - Homenageado Eliomar Correia Santos
Vereador Dinho dos Campinhos - Homenageado Edvaldo Francisco de Souza
Vereador Luis Carlos Dudé - Homenageado Jozadaque Oliveira Silva
Vereador Edjaime Rosa - Bibia - Homenageado Luis Fernandes Costa Dias
Vereador Edivaldo Ferreira Jr - Homenageado Gilson Araújo Andrade
Vereador Fernando Jacaré - Homenageado Luciano Medeiros Porto
Vereador Ivan Cordeiro - Homenageado Jeferson Hasper
Vereador Luciano Gomes - Homenageado Edmundo Moreira da Silva
Vereadora Lucia Rocha - Homenageado José Neto da Cruz Nunes
Vereador Nildo Freitas - Homenageado Edson Queiroz Santos
Vereador Ricardo Babão - Homenageado Adeildo dos Santos
Vereador Subtenente Muniz - Adenilson Moreira
Vereadora Viviane Sampaio - Homenageado Jacy de Oliveira Chagas
Mesa diretora - Homenageado José Antonio Brito Cordeiro (Diácono Zezinho)
Mesa diretora - Homenageado Pastor Rafael Oliveira Lins

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30