Imagem Augusto criticou papel da ADUSB, afirmando que não lutam por direitos dos professores

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDr Augusto CândidoPSDB

25/08/2023 10:35:00

O vereador Augusto Cândido (PSDB), usou a tribuna da Casa do povo, na manhã desta sexta-feira, 25, durante a sessão ordinária, para falar sobre a campanha salarial dos professores. Questionou a presença dos professores municipais no fim da sessão: “Só uma única professora neste momento da sessão, então eu me dirigirei mais à senhora porque quando cheguei aqui a casa estava cheia de professores e eu também não procurei aplausos”, disse.

Lembrou que é professor da UESB desde 2005 e que já foi associado da ADUSB, mas que a mesma tem se portado muito mais como trincheira política do que como representante docente”, disse, lembrando que não existe disputa pelos salários do professor. “Estou lá há 16 anos, desde a época de Wagner, de Rui e agora de Jerônimo e não há disputa pelo direito do professor”, lamentou.

Augusto relatou que esteve na escola Juvêncio Rocha, na Cachoeira dos porcos, quando foi fechada pelo antigo secretário de educação Esmeraldino Correia e contou que a unidade foi fechada e que o atual secretário reconstruiu, “fez toda e disse que não vai funcionar, e aí eu perguntei lá na secretária qual é a destinação da escola que foi reformada e eles falaram que vão destinar a comunidade para fazer o que achar que deve fazer” e questionou: “O quê, criar galinha? o quê, para a saúde? do lado tem um posto de saúde caindo aos pedaços”, falou.

Cobrou a resposta a um requerimento que fez , solicitando o quanto o município gastou na festa com Luiz Caldas em outubro de 2022, “até hoje não me responderam”. E questionou: “Nós precisamos de festa sim, lógico, mas com dinheiro nosso será que não tem coisa melhor para fazer?”. Ainda segundo o vereador, existem 170 escolas no município, 45 mil alunos, 10 escolas são de ensino integral e há um projeto de que todas deveriam está caminhando para o ensino integral para dar um ensino real, de qualidade. Contou que foi estudante da escola normal, “estudei à noite, fiz faculdade na escola privada, trabalhando, felizmente tudo deu certo”.

Por fim, contou que teve uma lei de Guilherme Menezes em 2018, para o fim das séries multisseriadas até 2018, mas segundo ele, a atual gestão está retornando com esse modelo de ensino. Citou suas profissões e disse que não é vereador, apenas está como vereador e continuará cobrando melhorias para a população enquanto estiver ocupando o cargo.