Imagem Augusto defende políticas públicas de prevenção ao câncer de intestino

Augusto defende políticas públicas de prevenção ao câncer de intestino

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDr Augusto CândidoPSDB

13/09/2023 09:45:00

Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 13, o vereador Augusto Cândido (PSDB) destacou a necessidade de políticas públicas de prevenção do câncer de intestino. Destacando a sua participação em um congresso na cidade de Belo Horizonte, que tratou sobre o tema, o vereador lembrou que essa doença é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo, atingindo principalmente os homens. “No entanto, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas por meio de políticas públicas eficazes de prevenção, detecção precoce e tratamento”, afirmou o edil.

Augusto enfatizou que um dos aspectos mais relevantes das políticas de prevenção do câncer de intestino é o estabelecimento de programas de rastreamento. Isso envolve a realização regular de testes, como a colonoscopia, em grupos de risco, como pessoas com histórico familiar da doença ou que estão em faixas etárias mais suscetíveis. “A detecção precoce permite o tratamento eficaz em estágios iniciais da doença, melhorando significativamente as chances de sobrevivência”, argumentou o edil.

O vereador informou que já destinou recursos de emendas impositivas para investimento na realização de colonoscopia. Ele afirmou que esse exame é fundamental na prevenção desse tipo de câncer. “Precisamos falar de prevenção com seriedade, pois ao investir em educação, conscientização, rastreamento e acesso equitativo à saúde, os governos podem reduzir significativamente a incidência dessa doença e melhorar a qualidade de vida de suas populações. A luta contra o câncer de intestino é uma tarefa de todos, e políticas públicas eficazes desempenham um papel central nesse esforço”, finalizou.