Imagem Xandó afirma que terreno envolvido no projeto da permuta seria o da nova Ceasa

Xandó afirma que terreno envolvido no projeto da permuta seria o da nova Ceasa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

27/09/2023 10:50:00

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 27, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou seu pronunciamento destacando a manutenção dos voos diretos entre Vitória da Conquista e Salvador, e agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela permanência dos trajetos.

Xandó apresentou dados sobre os terrenos envolvidos na permuta do Projeto de Lei do Executivo nº 14/2023, e ressaltou que um deles seria utilizado para a construção da nova Central de Abastecimento de Vitória da Conquista.

O vereador salientou que durante o governo do ex-prefeito Guilherme Menezes o local teve a sua construção iniciada, e lembrou que já na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (1948 – 2021), o então chefe do gabinete civil, Marcos Ferreira era favorável à construção da nova Ceasa no local para substituir a Central da Av. Juracy Magalhães.

“Marcos Ferreira que é do governo atual, disse que ali era pra construir a Ceasa, e hoje a Prefeitura quer se desfazer desse terreno e expulsar os comerciantes da Ceasa da Juracy, por quê não termina essa construção e traz o pessoal da Juracy Magalhães para esse espaço?”, questionou.

O vereador destacou que esse terreno recebeu uma avaliação como se nada tivesse sido construído, no valor de 3,2 milhões de reais e só de estrutura e terraplanagem foram gastos 1,2 milhão de reais, e afirmou que levará o caso para o Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios, por se configurar um suposto caso de improbidade administrativa.

Por fim, Xandó afirmou que erroneamente o vereador Chico Estrella (Agir) teria afirmado que 10 milhões de reais das contas da Prefeitura seriam bloqueados, caso o projeto da permuta não seja aprovado, no entanto, o que poderia acontecer é a Justiça transformar a dívida em precatórios para que a parte lesada possa receber no futuro.