Imagem Alexandre Xandó defende pagamento do Piso Salarial dos profissionais da Enfermagem do município

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

04/10/2023 10:15:00

Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 4, o vereador Alexandre Xandó (PT) defendeu o pagamento do Piso Salarial dos trabalhadores da Enfermagem que trabalham na Saúde Municipal.

Ele disse que algumas mensagens chegaram até ele pedindo agilidade na tramitação do Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a pagar o Piso. “Nós recebemos inúmeras mensagens pedindo que a gente corra com esse projeto. Quem tem o poder de mandar esse projeto para a Câmara é a prefeita e ela só mandou pra cá no dia 19 de Setembro”, contou o parlamentar. “Nós temos um prazo de 40 dias e estamos no 15º dia. Se teve atraso foi por conta da prefeita que demorou de mandar pra cá”, complementou.

Ele apontou ainda que foram propostas diversas emendas no projeto a fim de atender aos interesses da categoria. “Nós apresentamos uma emenda porque a categoria pediu. Não tinha prazo para pagamento, colocamos um prazo de cinco dias úteis para pagamento. A prefeita colocou que se vocês não estivessem no sistema vocês não iriam receber e a culpa era de vocês. Foi colocada uma emenda para que a Prefeitura se responsabilize e busque regularizar. É importante que vocês saibam que essa emenda foi para que chegue lá adiante e vocês não tomem um chapéu”, detalhou o parlamentar.

Agentes Comunitários de Saúde – Alexandre Xandó destacou que o dia 4 de outubro é dia dos agentes comunitários de Saúde. “Hoje, dia importante, dia dos agentes comunitários de Saúde, essa categoria tão organizada que labutaram e conseguiram o seu Piso (Salarial). São esses agentes que fazem a Estratégia de Saúde da Família, tão importante para o SUS”, apontou.

Mulher negra no STF – Ainda em seu pronunciamento, Xandó defendeu a indicação pelo presidente Lula de uma mulher negra para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). “Sou vereador do PT e também afirmo que é preciso que tenhamos uma ministra no STF negra. Representatividade importa e importa muito. O Brasil clama por uma ministra negra no STF”, concluiu o vereador.