Imagem  Viviane critica precarização da infraestrutura de postos de Saúde em comunidades quilombolas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

01/11/2023 10:45:00

Durante o seu discurso na manhã desta quarta-feira, 1º, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Márcia Viviane (PT) criticou a precarização da infraestrutura da Saúde em comunidades quilombolas, evidenciada em matéria publicada pela Folha de S.Paulo.

“No último Censo do IBGE, Vitória da Conquista vem ocupando o 10º lugar em população quilombola. Essas pessoas que necessitam de atendimento a saúde, educação e outras políticas públicas que deveriam ser priorizadas são invisibilizadas pela gestão atual.

Márcia Viviane lamentou que a atual gestão esteja permitindo a deterioração dos postos de saúde da zona rural. “É muito triste a gente roda a zona rural e perceber que essa gestão sequer deu uma demão de tinta nessas unidades de saúde”, disse ela. “Na segunda gestão de Dr. Guilherme foram construídas ou reformadas mais de 70 unidades satélites na Zona Rural”, comparou Viviane.

“Vou fazer uma articulação junto ao deputado federal Waldenor Pereira e ao deputado federal Jorge Solla para que os ministérios da Saúde e da Igualdade Racial possam mandar representantes para vir aqui visitar essas comunidades quilombolas, já que o Governo Lula tem priorizado as políticas, principalmente do povo quilombola, e nós temos canais de denúncia contra qualquer violação dos Direitos Humano e questões ligadas à Saúde. Aqui fica o nosso repúdio contra a atual gestão”, informou a parlamentar.