Imagem Edivaldo Ferreira Jr critica fala de Rui Costa em Conquista: “politicagem”

Edivaldo Ferreira Jr critica fala de Rui Costa em Conquista: “politicagem”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTBEdivaldo Ferreira Jr.

06/03/2024 10:35:00

Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 6, o vereador Edivaldo Ferreira Junior (PTB) criticou a fala do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante um evento realizado pelo Partido dos Trabalhadores em Conquista no final de semana passado.

Segundo Ferreira, o ex-governador teria dito: “Você quer que seu filho estude em uma escola de tempo integral bem estruturada? Então vote em Waldenor para prefeito”. Para Ferreira, essa fala é característica da má prática política. “Uma fala direcionada à militância do partido dos trabalhadores para que essa militância faça essa chantagem. Uma fala infeliz, que demonstra uma politicagem em nosso município”, avaliou o parlamentar.

Edivaldo apontou que na gestão de Rui Costa a Educação teve rendimento abaixo do esperado. “Deixou a Educação da Bahia numa situação vexatória e vergonhosa. A Bahia está entre os piores estados do país quando o assunto é Educação”, disse o vereador. “Apenas o Pará, Amapá e o Rio Grande do Norte tiveram notas mais baixas”, lembrou.

Segundo a argumentação de Edivaldo Ferreira Jr, os problemas que a Educação em Vitória da Conquista tem enfrentado, como a falta de transporte escolar, é fruto da redução dos investimentos em Educação por parte do Governo Federal. “O Governo Federal fez contingência dos recursos destinados à Educação. Do transporte escolar nos municípios às universidades. Então se está faltando transporte e recursos para a Educação Básica a responsabilidade é do governo central”, disse ele, ponderando que, mesmo com as dificuldades o município tem avançado na avaliação do Ideb, índice que mede a qualidade da educação básica nos municípios brasileiros. “Na gestão do saudoso Herzem e da prefeita Sheila Lemos, o Ideb está acima da meta”, apontou ele, ressaltando que em 2019, quando a meta era 5,2, Vitória da Conquista teve nota 5,6 e, em 2021, quando a meta era 5,5, o município conseguiu manter a nota 5,6, mais uma vez acima da meta.