Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão SoleneNotíciaDiploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares
14/03/2025 11:55:00
Dayana Evelinne Andrade dos Santos Araújo é graduada em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), especialista em Gestão Pública pela UESB e em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com experiência na advocacia em políticas públicas, raça, gênero, mulheres e enfrentamento a violência de gênero.
Erika Sodré Andrade de Brito é administradora e gestora em saúde, reconhecida por sua atuação à frente da Domínio Assessoria em Gestão de Saúde, empresa sediada em Vitória da Conquista. Sob sua liderança, a Domínio tornou-se a única empresa do município a receber o Selo Lilás, certificação que reconhece instituições comprometidas com a equidade de gênero e a valorização das mulheres no ambiente de trabalho.
A mãe de santo Maria Nazaré Silva de Sá, conhecida como Mãe Naza de Oyá, é liderança e referência no desenvolvimento social e cultural de Vitória da Conquista. Nascida em 23 de maio de 1972 em Santa Inês/Bahia, mudou-se para o bairro Patagônia aos 9 anos de idade. Desde então, cultivou uma profunda conexão com sua comunidade, culminando na criação do Projeto Social Maria Nilza, inspirado e nomeado em homenagem à sua mãe, Maria, e sua irmã, Nilza, duas mulheres que foram pilares de força e inspiração tanto para ela quanto para aqueles que as conheceram.
Márcia Santos Lemos, professora doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Editora da Revista "Germinal: marxismo e educação em debate", líder do Laboratório de Estudos Marxistas da Uesb, onde coordena o Projeto “As mulheres na sociedade de classes: gênero, raça, desigualdade e violência” e o Grupo de estudos e pesquisas sobre Epistemologia Feminista Contemporânea – “Rosas de Luxemburgo”.
Rita Suzana França Silva é servidora pública lotada na Secretaria de Saúde, estudante de Direito e dirigente do Sindicato Estadual da Bahia (SINDACS), representa a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e integra comissões e conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Saúde, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e o Comitê de Enfrentamento ao Combate à Dengue. Militante na causa do combate à violência doméstica, foi eleita delegada em várias conferências das mulheres nas esferas municipal, estadual e federal, sempre propondo e defendendo políticas públicas nas áreas da saúde, educação, assistência social, direitos da criança e do adolescente, e do idoso.
Raquel Souzas é docente no campus da UFBA de Vitória da Conquista, com graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004). Publicou artigos e livros sobre violência contra as mulheres, saúde da população negra e quilombos. Recentemente, teve sua trajetória publicada através de entrevista para a Revista AZMINA, em que conta seu itinerário e atuação pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres das periferias.
Viviane Santos de Oliveira Ferreira é graduada em Direito, atuante na área de Direito da Família, do Consumidor e Previdenciário. Engajada nos movimentos políticos desde 1990, em 2023 assumiu como Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, sendo a primeira secretária de Mulheres no município, sendo ainda a titular da pasta.