Na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta quarta-feira (13), a vereadora Cris Rocha (MDB) apresentou um balanço de suas ações e reforçou pedidos nas áreas de acessibilidade, infraestrutura, mobilidade urbana e saúde pública.
Logo no início, a parlamentar agradeceu ao presidente da Câmara por atender ao pedido de transmitir as sessões com intérprete de Libras. “Muito obrigada. É essencial que Vitória da Conquista avance na inclusão, sem exceção, das pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual”, afirmou.
A parlamentar ressaltou que o município precisa garantir calçadas acessíveis, prédios adaptados, transporte seguro, plataformas digitais inclusivas e atendimento respeitoso. Cris Rocha lembrou iniciativas de seu mandato, como a Lei do Selo de Acessibilidade e o projeto de semáforos sonoros. Para ela, “é necessário desenvolver um Plano Regional de Cuidado e Atenção à Pessoa com Deficiência, para garantir autonomia e direitos”.
A vereadora destacou ações no distrito de São Sebastião, especialmente na Chácara Sol Nascente: “Conseguimos patrolamento de estradas, instalação de rede elétrica e colocação de braços de iluminação. Seguimos trabalhando para levar energia elétrica à parte alta e baixa da comunidade e ampliar o acesso à rede de água da Embasa”, disse.
Ao falar sobre mobilidade, Cris Rocha lembrou da reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho: “Ele nos assegurou a intervenção na entrada da Urbis 6 e melhorias no trecho que compreende Lagoa das Flores”.
A vereadora também reforçou pedido ao governo estadual para a travessia da Estrada da Barra: “É um local onde ocorrem acidentes constantes, principalmente envolvendo motociclistas, muitos deles fatais. Não podemos mais suportar ver isso acontecer”.
Ela reiterou o apelo ao secretário Sérgio Brito e ao diretor Saulo: “Precisamos, de forma emergencial, instalar redutores de velocidade após o trevo e o anel viário, uma área que está crescendo muito com a construção de novos condomínios”.
Cris Rocha celebrou a articulação entre o governo do Estado e a prefeitura para a construção de um novo posto de saúde na Unidade 1 de Lagoa das Flores:
“Graças ao diálogo com a secretária estadual Roberta Santana, conseguimos fortalecer a articulação para que o povo da Lagoa das Flores seja beneficiado com essa obra”.
Por fim, a parlamentar convidou toda a comunidade católica para participar da Festa de Nossa Senhora das Vitórias
Por Giselle Trindade